Municípios

Rios transbordam e desabrigam mais de mil no Piauí

A região Norte foi a mais atingida com a cheia dos rios
Fonte: Redação Piauí Hoje | Editor: Alinny Maria 13/04/2018 11:06
Ruas de Barras ficam alagadas Ruas de Barras ficam alagadasFoto: Portal Visão do Piauí

As fortes chuvas que vêm atingindo o Piauí provocaram a elevação do nível dos rios de várias cidades do Estado e deixaram mais de 1.200 pessoas desabrigadas. A região Norte foi a mais atingida com a cheia dos rios e segundo a Defesa Civil, oito municípios decretaram situação de emergência e outras quatro cidades estão em estado de alerta e poderão decretar emergência a qualquer momento.

As águas invadiram muitas residências nos munícipios de Barras, Miguel Alves, Luzilândia, Campo Maior, Piracuruca, Esperantina, União Teresina, entre outras cidades.

Na noite de ontem (12), a chuva que caiu na cidade de Barras , a 116 km de Teresina, elevou o nível do rio Marathaoan e o Exército e Defesa Civil precisaram remover cerca de 50 famílias ribeirinhas dos bairros Pedrinhas, Prainha, Riachinho e Xique-xique.

Famílias ribeirinhas ficam ilhadas em Campo Maior Famílias ribeirinhas ficam ilhadas em Campo Maior/FOTO: Campo Maior em Foco

Em Campo Maior , o prefeito decretou situação de emergência após a água invadir casas em seis bairros no município. Equipes do governo foram acionados para realizar uma vistoria na da barragem do Surubim, que está com o nível bastante elevado. equipes da Secretaria de Assistência Social e da Defesa Civil retirando as famílias alagadas nos bairros Cariri, Matadouro, Vila Papi, Califórnia e Horto Florestal e levando para locais seguros.

Em Miguel Alves , a situação está bem complicada . A elevação no nível do Rio Parnaíba deixou 56 famílias em situação de risco. Pelo menos 26 famílias já foram recolhidas do local de risco.

Em Teresina, o nível da água subiu mais de 4m90 cm no Encontro dos Rios . Os bairros mais antigos como Residencial Dilma Rousseff, Parque Wall Ferraz, Santa Maria da Codipi, Nova Teresina, Pedra Mole, Cidade Jardim Vila Apolônia, povoado Soinho, Vila Washington Feitosa, Vila Andaraí, Parque Vitória, Santa Luz entre outros, estão sendo mais atingidos com o alagamento.

Água já está rente da ponte em Campo Maior Ponte em Campo Maio r

Trechos monitorados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está monitorando dois trechos da BR-343, que liga Teresina à região Norte do Estado e tiveram que ser interditados após o alagamento.

Em Teresina, o km 340 na altura da HotSat, está interditado no sentido Altos devido a água ter atravessado a pista, causando danos ao acostamento . A PRF aguarda uma vistoria do DNIT.

O outro trecho monitorado é em Campo Maior, a 80 km da capital. A ponte sobre o Rio Pintadas, no bairro Cariri, que liga o município à Piripiri, está sendo invadida aos poucos pela água do rio. Faltam apenas alguns centímetros para a água atravessar a ponte. O DNIT também foi acionado para avaliar a situação.

Comentários