Geral

Rio Poti vira \"esgotão\" a céu aberto

ONG Olho Aberto divulgou na segunda-feira (4) o laudo preliminar sobre a qualidade das águas do Rio

Terça - 05/11/2013 às 14:11



Foto: Gil Oliveira/ G1/ Piauí Esgoto
Esgoto
A ONG Olho Aberto divulgou ontem (4) o laudo preliminar sobre a qualidade das águas do Rio Poti, em Teresina, que apontou a presença de esgoto doméstico e baixa qualidade da água.

Os resultados serão apresentados para a Polícia Federal, que na semana passada deflagrou a Operação Rio Verde para investigar crime ambiental contra os rios Poti e Parnaíba. Os documentos também serão levados para o Ministério Público Federal e Estadual.

O laudo foi elaborado por um Laboratório mato-grossense contratado pela organização. Os resultados químicos e microbiológicos da água do rio indicaram uma redução na qualidade da água no trecho avaliado, refletindo principalmente o aporte de esgotos domésticos sem tratamento, principalmente nas proximidades da Ponte do Mocambinho, grande área urbana.

As coletas de água foram realizadas no dia 25 de setembro de 2013 em quatro trechos diferentes do rio. Um no montante do lixão, próximo ao povoado Todos os Santos, na jusante do lixão, estrada da Alegria – Torres; na jusante da Curva São Paulo e na Ponte do Mocambinho. De acordo com a ONG, as análises foram realizadas de acordo com os métodos descritos no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA/AWWA).

Foi constatado no entorno da Ponte do Mocambinho, que os usos múltiplos da água estão comprometidos. Não sendo viável, portanto, o abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; recreação de contato primário; irrigação de hortaliças, plantas frutíferas de parques e jardins com os quais o público possa vir a ter contanto direto e a e atividade de pesca.

A ONG realiza um trabalho que visa o combate à corrupção e a degradação ambiental e está engajada em ações em prol do bom uso dos recursos públicos e preservação do meio ambiente.

Fonte: G1/ Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: