Arte e Cultura

Rio de Janeiro recebe mostra de cinema cubano dos anos 2000

Panorama será exibido na Caixa Cultural a partir desta terça-feira (1º)

Quarta - 02/08/2017 às 11:08



Foto: Reprodução Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, a partir desta terça-feira (1º), a mostra 'Por dentro da Ilha – Cinema em Cuba nos anos 2000', um panorama dos últimos 15 anos da produção cinematográfica cubana. Até 13 de agosto, serão exibidos 22 filmes – entre longas, médias e curtas-metragens – em uma seleção que prima pela diversidade de gênero e de olhares. 

A programação inclui filmes bem recebidos em festivais de Cuba, como 'Digna guerra' (2013), de Marcel Beltrán, ganhador do prêmio de melhor direção e melhor edição na Mostra Jovem de 2013; e também trabalhos já reconhecidos, como o longa 'Veneza' (2014), de Kiki Álvares, selecionado em festivais em Toronto, Miami e Guadalajara.

Embora a maioria dos filmes seja de diretores cubanos, há espaço também para estrangeiros que possuem estreita relação com o país, como os brasileiros Gustavo Vinagre e Janaína Marqués e a espanhola Irene Gutiérrez. Também haverá uma sessão em homenagem a Nicolás Guillén Landrián, documentarista cubano ainda pouco conhecido no mundo.

Landrián produziu, nos anos 1960, documentários marcados por forte crítica ao regime, o que levou à sua expulsão do órgão estatal onde trabalhava e, posteriormente, ao exílio nos Estados Unidos. Sua obra revela uma visão de vanguarda, ainda transgressora nos dias de hoje. A sessão traz dois curtas do cineasta, 'Coffea Arabiga' (1968) e 'Los del Baile' (1965), seguidos de um documentário sobre sua vida: 'Cafe con Leche' (2003), dirigido por Manuel Zayas.

“Há temas que são recorrentes, como a imigração, o envelhecimento arquitetônico de Havana e questões relacionadas ao sistema político”, explica a curadora Denise Kelm. “Mesmo assim, escuto muito de novos autores que querem falar de outras coisas mas que, como cubanos, se sentem pressionados a sempre girar em torno dos mesmos temas. Por isso, nessa mostra, buscamos diversidade de formas e temas, além de privilegiar a exibição de filmes de ficção ou híbridos”, completa a curadora, que atualmente vive em Cuba.

O cinema cubano sempre teve papel importante na história do país, que realiza o Festival de Havana e abriga, desde 1986, a Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, onde estuda a curadora da mostra. Tomás Gutierrez Alea e Fernando Pérez são exemplos de cineastas reconhecidos, porém, a rica produção atual é pouco conhecida fora da Ilha.

A mostra, aliás, só foi possível graças ao intercâmbio pessoal da curadora com os realizadores locais, já que a troca de informações com o resto do mundo continua sendo difícil para quem está na ilha. Denise descobriu que o cinema independente cubano vem ganhando cada vez mais força, o que é curioso quando se trata de um país com difícil acesso à tecnologia e com rigoroso controle dos meios de produção pelo estado — todos os filmes são obrigados a passar pela censura do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), órgão oficial do governo.

Debate

A mostra promove também o debate 'Em épocas de mudanças, o que falar sobre o cinema cubano?', na sexta-feira (4), às 19h10, com a presença dos cineastas Iana Cossoy Paro e Víctor Alexis Guerrero Stoliar, com mediação do crítico de cinema e produtor da mostra Aristeu Araújo. E no sábado (12), no mesmo horário, Denise Kelm ministra a palestra 'A experiência de filmar dentro da Ilha'. Ambas as atividades acontecem no Cinema 1 da Caixa Cultural Rio de Janeiro, com entrada franca e ingressos distribuídos uma hora antes do início.

O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. Para conhecer a programação completa da mostra, clique aqui.

Serviço

Mostra Por dentro da Ilha — Cinema em Cuba nos anos 2000

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro), de 1º a 13 de agosto

Horários: Consultar programação

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia)

Bilheteria: (21) 3980-3815 – de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Classificação Indicativa: Consultar programação

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: