Ciência & Tecnologia

Rio de Janeiro abre inscrições para o programa Caça aos Asteroides

Os alunos serão treinados por especialistas antes de iniciar suas buscas

Quinta - 26/10/2017 às 16:10



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) inicia, nesta quinta-feira (26/10), as inscrições para o programa "Caça aos Asteroides", que será realizado a partir de 10 de novembro nas nove Naves do Conhecimento da cidade. O projeto, que dura um mês, é resultado de uma parceria entre a SMDEI e a instituição americana Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (IASC). O objetivo é reunir 180 estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro para analisar fotos inéditas e exclusivas dos principais e mais potentes telescópios do mundo.

A missão dos jovens é encontrar objetos do Sistema Solar que tenham sido captados nas imagens desses telescópios, mas que sejam muito tênues para serem identificados automaticamente pelos sistemas informatizados. Para isso, os alunos serão treinados por especialistas antes de iniciar suas buscas. Além da experiência da pesquisa e da aquisição do conhecimento, a criança que identificar um novo corpo celeste ganha o direito de batizá-lo.

Segundo o IASC, as chances de detectar um novo objeto são significativas - em média, a cada seis imagens um objeto próximo da Terra não detectado pelo sistema é descoberto. Desde que o programa começou,  m 2006, foram descobertos 1.251 objetos provisórios, 43 cinturões de asteroides numerados, cinco objetos transnetunianos provisórios, dois objetos transnetunianos numerados, 10 objetos próximos da Terra provisórios e um cometa.

Criada há 10 anos na Universidade Hardin-Simmons, localizada em Abilene, Texas, a campanha envolve estudantes em vários países do mundo. Atualmente, são mais de sete mil jovens participando anualmente, distribuídas em 80 países.

No Rio de Janeiro, o "Caça aos Asteroides" será lançado pelo prof. Patrick Miller, coordenador da campanha internacional do IASC, em palestra que será realizada às 18h desta quinta-feira, na Nave do Engenhão.

As inscrições para participar do programa serão realizadas nas nove Naves do Conhecimento da cidade. 

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: