Política

Ricardo Pontes vai substituir Franzé na Administração

Presidente da Emgerpi foi apresentado aos diretores nesta sexta-feira
Fonte: Paulo Pincel | Editor: Alinny Maria 23/03/2018 14:01
Ricardo Pontes vai assumir como secretário de Administração Ricardo Pontes vai assumir como secretário de AdministraçãoFoto: Emgerpi

O secretário de Estado da Administração e Previdência, Francisco José Alves da Silva, o Franzé, reuniu, nesta sexta-feira (23), por volta de 13h, no auditório do segundo andar do Bloco 1, do Centro Administrativo, diretores, gerentes e coordenadores, para apresentar o substituto dele na Seadprev: Ricardo Pontes, que foi reeleito recentemente para presidir a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) por mais dois anos.

Pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Franzé Silva vai se afastar do cargo no próximo dia 2 de abril, junto com outros secretários que vão concorrer em 7 de outubro. A data pode ser alterada pelo governador Wellington Dias, a pedido de vários gestores que querem inaugurar obras antes de deixarem os cargos.

Na página Emgerpi, o currículo de Ricardo Pontes revela que ele vem atuando nos bastidores do governo desde 2003, inclusive já exerceu diversos cargtos de confiança no gabinete do governador Wellington Dias.

Quem é

José Ricardo Pontes Borges, natural de Teresina, no Piauí, nasceu em 22 de maio de 1968. Casado e pai de três filhas, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI), com Pós-Graduação em Administração Pública, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

Ricardo é funcionário de carreira na instituição financeira Caixa Econômica Federal, com atuação nas cidades de Teresina, Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília. Em 2003 assumiu a assessoria especial na Secretaria de Governo do Estado do Piauí: na primeira gestão do governo Wellington Dias.

Logo em seguida, foi promovido para o cargo de superintendente de Relações Institucionais e Sociais na Segov, chegando a atuar como secretário interino de Governo. Assumiu a Superintendência de Gestão Administrativa na Secretaria de Administração e Previdência e, em seguida, nomeado coordenador da agenda do governador Wellington Dias.

Em 2009, foi condecorado com o título de “comendador” da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Estado do Piauí. Em 2011 Pontes assumiu a Gerência Executiva da Gerência Nacional de Atendimento da Caixa, em Brasília-DF. Em setembro do mesmo ano assumiu o cargo de assessor na Assessoria Federativa e Parlamentar da Secretaria Geral da Presidência da República, cargo ocupado até dezembro de 2014.

Em janeiro de 2015, a convite de Wellington Dias, Ricardo Pontes assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (EMGERPI).

Além de gerir e regularizar todas as Carteiras Imobiliárias Habitacional da extinta Companhia de Habitação do Estado do Piauí (Cohab), Pontes elegeu como prioridade a gestão de pessoas no Estado.

Comentários