Geral

Reunião forma Conselho Consultivo do Parque das Nascentes do Parnaíba

parque nascentes conselho forma corrente

Sábado - 05/07/2014 às 19:07



 Foi realizada no município de Corrente, na terça-feira (2), uma reunião para formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Diversos representantes governamentais, de instituições da sociedade civil organizada, como ONGs e associações, e de órgãos ligados ao governo, provenientes de todos os municípios afetados pela área do Parque, estiveram presentes no evento, participando ativamente das discussões e da formação do Conselho.

A reunião foi coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia do Governo Federal ligada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão das áreas protegidas do Brasil.

No período da manhã e parte da tarde, foi realizada uma oficina para a formação do Conselho Consultivo, onde todos os presentes receberam esclarecimentos referentes ao Parque, como áreas limítrofes, características da biodiversidade, legislação e atribuições do Conselho.

Para a definição das cadeiras do Conselho Consultivo, onze foram designadas para instituições governamentais, como secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos pela área do parque, instituições de ensino e pesquisa, como UESPI e IFPI, e órgãos ligados ao meio ambiente; e onze para instituições não governamentais, como associações comunitárias, ONGs, sindicatos de trabalhadores rurais e sindicatos de produtores rurais, já que o número deve ser paritário.

“O próximo passo será o envio do ofício convite às instituições, para que as mesmas confirmem oficialmente sua participação no Conselho e indiquem os nomes das pessoas que as representarão. Posteriormente, será enviado um ofício à Brasília para a publicação no Diário Oficial, para então dar-se posse, em solenidade que será realizada aqui no município de Corrente”, esclareceu Janeil Lustosa, analista ambiental do ICMBio.

Com a criação do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, ações e deliberações referentes ao Parque deverão passar pelo seu crivo, já que sua função é ser um fórum democrático de valorização, controle social, discussão, negociação e gestão da unidade de conservação.

Fonte: portalcorrente

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: