Economia

Retomada não será esfuziante afirma Meirelles

Temos previsão de crescimento no ano que vem

Domingo - 30/10/2016 às 15:10



Foto: Henrique Meirelles Ministro Henrique Meirelles
Ministro Henrique Meirelles

Numa entrevista concedida a Natuza Nery e Ricardo Balthazar (leia aqui), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que conduz a economia brasileira  durante a maior recessão de sua história, alerta os agentes econômicos para uma retomada lenta e medíocre, assegura aos setores mais ricos da sociedade que eles não serão taxados e admite que sua política não trará benefícios capazes de sedimentar uma eventual candidatura presidencial.

"Temos previsão de crescimento no ano que vem. Não há dúvida de que a retomada do crescimento será um processo mais lento do que em crises anteriores. Pela dimensão do deficit público, pelo tamanho da recessão, e porque a crise demorou muito. As empresas precisam se reestruturar, as pessoas têm que pagar dívidas. Não será uma retomada esfuziante", diz ele.

Ao ser questionado sobre impostos relacionados a heranças, grandes fortuna e dividendos, ele descartou a possibilidade. "Estamos possivelmente na maior recessão da história do país. Não é hora de aumentar impostos. Todo dia, algum setor pede redução de impostos para voltar a crescer. Não estamos fazendo nenhum. O momento é de voltar a crescer. A tributação brasileira já é muito elevada, e a despesa pública também é muito elevada. Temos que controlar as duas coisas."

Meirelles pretendia se credenciar para a disputar a presidência da República, mas sabe que os resultados de sua política econômica, que hoje levam o Brasil ao maior desemprego da história, não lhe trarão benefícios. "Com a PEC e a reforma da Previdência, o país estará caminhando melhor. O bem-estar do cidadão virá, não necessariamente dentro do calendário eleitoral."

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: