Saúde

Resgate de cantigas de ninar é tema de projeto no Poty Velho

Atividades foram abertas hoje (10)

Segunda - 10/10/2016 às 16:10



Foto: PMT Canções que eram cantadas na infância das mães
Canções que eram cantadas na infância das mães

Com o tema “Saúde Mental na Infância”, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo até o dia 14 a Semana do Bebê e da Criança, com atividades em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. As atividades foram abertas hoje (10) no Poty Velho, com um resgate de canções de ninar junto a mães e bebês.

A ideia surgiu em conversas com as mães que frequentam a unidade. “Percebemos nas consultas de puericultura que os bebês entravam nervosos, irritados, e que para acalmá-los as mães botavam musiquinhas no celular ou DVD, ao invés de cantar e ninar”, conta a enfermeira Nancy Loiola. “Decidimos então incentivar o resgate deste contato mais íntimo entre mãe e filho por meio da voz, para que eles fiquem mais tranquilos”, diz.

O primeiro encontro contou com a participação das avós e foi feita uma roda de conversa para resgatar da memória as canções que eram cantadas na infância das mães. “O médico da equipe traz o violão e fazemos uma roda de música, algumas mães até levantam para dançar e brincar com seus bebês”, conta Nancy Loiola. “No encontro de hoje, que foi o quinto, distribuímos CDs com todas essas músicas selecionadas por nós a partir do que foi relembrado no projeto”, completa a enfermeira.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF – Thatiane Vila Nova, o vínculo mãe e bebê é crucial para o desenvolvimento da criança desde o período intrauterino, o que se reflete em sua saúde mental no futuro – tema da Semana do Bebê de 2016. “Sabemos que hoje em dia a rotina das mães está cada vez mais atrelada às redes sociais e ao dia a dia mesmo, e por isso às vezes se coloca um pouco de lado esse olho no olho, esse cantar, esse parar para cuidar realmente do filho, que vai além de botar para dormir e atividades costumeiras”, conta ela.

“O projeto veio para fazer as mães se aproximarem do bebê, conversarem e cantarem pra eles. Isso faz com que elas queiram entender importância dessa relação”, diz a psicóloga. O resultado tem sido observado pelas próprias mães, que relatam que seus filhos estão mais tranquilos, dormem mais rápido e não ficam ansiosos com facilidade. Uma delas é Ieda Gomes, que frequenta as reuniões desde o início e aplica em casa com seu Madson Grael, de dois meses. “Eu canto quando ele chora, para dormir e ate para comer”, conta a mãe.

Em alusão à Semana do Bebê, a UBS do Poty Velho vai realizar ainda uma série de palestras do projeto Sala de Espera, que promove conversas com os usuários que aguardam consultas e serviços. Serão abordados assuntos como aleitamento, cólica do bebê e importância do brinquedo na vida do bebê, entre outros.

Vários setores estão articulados para realização da Semana do Bebê e da Criança, que é uma ação que envolve saúde, educação e assistência social. No decorrer da semana serão realizadas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município.

Fonte: PMT/ASCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: