Repórter escreve livro sobre a história do Jornal do Brasil

JB história livro vira


Bastidores de grandes reportagens e biografias de importantes personagens da imprensa brasileira estão reunidos em Jornal do Brasil - História e Memória, da Editora Record. O lançamento da jornalista Belisa Ribeira registra em 400 páginas depoimentos de profissionais que marcaram, em diferentes épocas, a história do veículo. Em março, o JB completa 125 anos.

jbEntre os relatos contemplados na obra estão detalhes da edição que noticiou a morte do presidente chileno Salvador Allende na primeira página inteira do jornal (sem manchete, como mandara a censura). O livro conta com depoimentos do chargista Chico Caruso, do fotógrafo Alberto Jacob e dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, Ricardo Boechat, Alberto Dines, Elio Gaspari e Janio de Freitas, entre outros.

A ideia do livro surgiu de um dos encontros dos jotabeninos, como se chamam os profissionais que lá trabalharam. Durante um ano e meio, Belisa manteve no ar um site para recolher depoimentos. “Ouvindo os colegas relembrarem seus “feitos”, os casos do passado, as reportagens históricas, decidi escrever não somente sobre a história do Jornal do Brasil, mas sobre as memórias de quem tornou o veículo inesquecível. E contar também quem são ou quem foram essas pessoas.”

Belisa iniciou a carreira como estagiária do JB na década de 70 e voltou ao jornal 30 anos mais tarde como editora de Cidade. Depois, mudou-se para Brasília, onde chefiou a sucursal e foi titular da coluna Informe JB, no início dos anos 2000.

Fonte: comunique-se

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: