Relógio do século XIX é restaurado e volta a funcionar em Oeiras

Os ponteiros voltaram a girar na última segunda-feira (23)


Relógio foi restaurado

Relógio foi restaurado Foto: Divulgação

O relógio da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na cidade de Oeiras, Sul do Piauí, é datado do ano de 1823, foi reformado. O relógio orientava os moradores da cidade e “avisava” a hora de voltar para casa. Além da importância histórica do relógio, que voltou a funcionar depois de duas décadas, os moradores colecionam memórias relacionadas ao objeto, importado da Inglaterra.

“Era o único relógio que tinha na cidade e suas batidas marcaram a vida de muitos moradores. Voltar a ouvir este som é como voltar ao passado e às lembranças boas desse tempo”, conta o bancário Francisco de Moraes Rego, oeirense de 68 anos.

Ele conta que a última batida do relógio, à meia-noite, era o aviso: é hora de voltar pra casa! “Meu pai, Luiz de Moraes Rego, sempre era chamado para mexer no relógio”, completou Francisco de Moraes. O relógio da Igreja de Nossa Senhora da Vitória foi restaurado através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores.

Os ponteiros voltaram a girar na última segunda-feira (23), durante solenidade em comemoração aos 194 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil. Além disso, a entrega do relógio marcou o início das comemorações alusivas aos 300 anos de Oeiras, a primeira capital do Piauí.

“É muito simbólico poder abrir as comemorações dos 300 anos de Oeiras com a entrega da restauração do relógio, que marcou a vida de tantos moradores. Relojoeiros de vários Estados passaram por aqui para tentar consertá-lo, sem sucesso. Nós encontramos um relojoeiro em Floriano, que conseguiu restaurar e colocar o relógio para funcionar novamente. A população de Oeiras merece este presente”, disse o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Através da Secult, também foram instalados nove lustres na Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Na solenidade de entrega houve queima de fogos e concerto com a Orquestra Sinfônica de Teresina. “O relógio tem um valor simbólico muito importante para a comunidade, que se volta para a Igreja a cada toque. É um patrimônio que marca a vida da cidade, de todos que passaram por aqui. É muito bom poder ouvir este som novamente”, diz o padre João Francisco dos Santos.

O público de Oeiras também foi presenteado com a Noite Cultural, que recebeu os shows de Karine Santos e do cantor maranhense Tom Cleber. As apresentações aconteceram no Café Oeiras. Antes, foi lançado no Sobrado Major Selemérico, uma das casas mantidas pela Secult, o calendário de eventos culturais que serão realizados ao longo do ano em Oeiras, incluindo a realização de projetos da Secult, como Boca da Noite e Seis e Meia.

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: