Relatório conta 180 anos da Assembleia Legislativa

10-04-15 10:51 Os 180 anos da Assembleia poderõ ser pesquisados em documentos históricos Os pi


Foto oficial dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa

Foto oficial dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa Foto: Caio Bruno/Alepi

Os piauienses que quiserem poderão conhecer os registros históricos da Assembleia Legislativa, que completará 180 anos de instalação no próximo dia 4 de maio. A informação foi prestada hoje (10) pelo chefe da seção de Arquivo da Alepi, Lourival de Carvalho Santos, que divulgou um resumo da história do Legislativo desde sua fundação em 1835 até 2015.

De acordo com o relatório, a Assembleia foi instalada através do Ato Adicional de 1834 em substituição aos conselhos gerais existentes na Província do Piauí e atendendo determinação do governo imperial do Brasil. Em Oeiras, a então capital piauiense, o presidente da província, Manoel de Sousa Martins, presidiu a instalação da Assembleia, que teve como primeiro presidente José Francisco de Miranda Osório.

A Assembleia Legislativa Provincial funcionou entre 1835 e 1889 (27 legislaturas). Com a mudança da Capital, o Poder foi instalado em Teresina em 1852 e durante a Primeira República de 1889 a 1930 ela recebeu a denominação de Câmara dos Deputados do Piauí (10 legislaturas). Em consequência da Revolução de 1930, o Legislativo somente voltou a funcionar após redemocratização a partir de 1947. O Palácio Petrônio Portella, sede do Poder atualmente, foi inaugurado em 22 de fevereiro de 1985 na gestão do presidente Waldemar de Castro Macedo. Em 1991 o então presidente Jesualdo Cavalcante inaugurou o terceiro piso do Palácio.

Os dados históricos mostram que a Assembleia passou por grandes mudanças a partir de 2005 quando o deputado Themístocles Filho (PMDB) assumiu a presidência do Poder. A Assembleia ganhou, dentre outras coisas, um prédio anexo com salas para as comissões técnicas, cine teatro e diretorias. Houve a reforma completa do Palácio Petrônio Portella, foram instaladas a TV e Rádio Assembleia que ganharam sede própria, a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão e implantado o Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Casa. 

\"\"Deputados estaduais na Assembleia Legislativa (Foto: Caio Bruno)

Fonte: J.Barros/Alepi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: