Regularização da energia chegou a sete mil famílias no Piauí

Gambiarras foram substituídas


Gambiarras são substituídas

Gambiarras são substituídas Foto: Divulgação

A Distribuidora Eletrobras Piauí iniciou o Programa de Eliminação de Gambiarras em abril de 2015 com o objetivo de ampliar as redes de média e baixa tensão para a regularização de 11 mil unidades consumidoras na região metropolitana de Teresina e municípios próximos, como Madeiro, Miguel Alves, Prata do Piauí, Alto Longá, Palmeirais, Demerval Lobão e Beneditinos.

Das 31 obras iniciadas, 19 foram concluídas e dez estão em fase de conclusão. Isso representa mais de 7 mil famílias, cerca de 28 mil pessoas atendidas com energia regular e de qualidade. Nas obras, foram implantados mais de três mil postes para o lançamento de 3,5 km de cabos multiplexados.

O Loteamento Vitória, localizado na zona Sudeste de Teresina, marcou o início dessas obras, onde 203 famílias foram beneficiadas com a eliminação definitiva das ligações das “gambiarras”. Teresinha Magalhães, moradora da Rua 05, casa 17, lembrou que as ligações irregulares causavam transtornos diariamente para a população do Loteamento.

Segundo a moradora, os vizinhos reclamavam muito de oscilação, falta de energia e queima de equipamentos elétricos. Ela destaca que, após a regularização, a qualidade da energia oferecida melhorou e as pessoas não reclamam mais. “Foi um sonho realizado”, disse Teresinha.

No conjunto habitacional Frei Damião, quadra 34, casa A, Maria do Socorro relata que reside no local há mais de quatro anos e não pagava pela energia consumida. “Era gambiarra, não havia outra maneira. Depois da regularização a energia melhorou muito, não falta, e quando falta, chega logo”, afirmou a moradora.

Para o empregado Fabiano Ferreira Gonçalves, responsável pela coleta mensal das leituras, a regularização das unidades consumidoras facilitou bastante o trabalho dele. “Agora os medidores estão externalizados, dentro do padrão e sequenciados. O trabalho que eu realizava em oito horas, agora faço em seis”, finalizou Fabiano.

Relação das obras concluídas em Teresina

Loteamento Vitória; Real Copagre; Urbano Eulálio; Frei Damião; Santo Antônio; Monte Horeb. Residenciais: Betinho e Vinícius de Morais. Vilas: Bom Jesus, Bom Jardim, Elmano Férrer, Santo Afonso/CintiaPortela, Washington Feitosa, Tiradentes e Vila Andaraí.

Obras em andamento na capital:

Residencial Betinho, Sete Estrela, Dilma Rousseff, Parque da Vitória.

Obras no Interior do Estado:

Madeiro, Miguel Alves, Prata do Piauí, Alto Longá, Demerval Lobão (concluídas), Beneditinos, Palmeirais (em encerramento)

Fonte: Eletrobras/PI

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: