Região do Grande Dirceu é beneficiada com nova Unidade Básica de Saúde

Com a entrega desse novo prédio o Dirceu passa a contar com 17 Unidades Básicas de Saúde


Inauguração da UBS do Grande Dirceu

Inauguração da UBS do Grande Dirceu Foto: Renato Bezerra

A zona Sudeste da capital recebeu na noite desta sexta-feira (11) da Prefeitura de Teresina a sua décima sétima Unidade Básica de Saúde (UBS). O prefeito Firmino Filho entregou para a comunidade a UBS Dr. Carlos Alberto Cordeiro, um prédio novo que atenderá aproximadamente 24 mil pessoas da região.

A unidade está localizada na Rua 51, no bairro Itararé, e agora, em espaço próprio, vai substituir duas antigas unidades da região que funcionavam em imóveis alugados. Com espaço amplo e confortável a UBS foi construída atendendo aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. O investimento para a obra foi de R$749.292,55.

Segundo o prefeito Firmino Filho, esta é a 47ª UBS a ser entregue à capital nos últimos quatro anos. "Na época da implantação da Estratégia Saúde da Família, nós precisávamos expandir as equipes para que os profissionais pudessem chegar rapidamente, por isso eles foram inicialmente alocados em casas alugadas e locais improvisados", conta o prefeito. "Agora, estamos construindo novas unidades adequadas", afirmou.

O local vai disponibilizar consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, tratamento odontológico, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes. Também  serão ofertados serviços de curativo, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo de câncer de colo de útero, vacinas, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez (TIG), coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

A unidade dispõe de ambientes como: farmácia, sala de marcação de consultas, sala de vacina, três consultórios de enfermagem, três médicos e três odontológicos, sala de curativo/procedimento, inalação, playground, área coberta para atividades, entre outros, além de ser toda adaptada para portadores de necessidades especiais, inclusive com banheiros exclusivos.

A população compareceu e aprovou a nova estrutura. Como Maria do Rosário Pessoa, que é moradora da região e frequenta regularmente a atenção básica para acompanhamento de hipertensão e diabetes. "Para mim aqui vai ser muito bom, espero ser ainda melhor atendida", comentou a aposentada.

O nome da UBS homenageia Carlos Alberto da Silva Cordeiro. Nascido na cidade de Pedro II/PI, formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Funcionário público da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e da FMS, onde exerceu suas atividades até 2008. Como odontólogo, foi marcado pelo seu profissionalismo e dedicação em tudo que fez.

Com a inauguração da UBS Dr. Carlos Alberto Cordeiro, a cidade de Teresina passa a contar com 17 UBS só na região Sudeste, que trabalham em conjunto com dois hospitais e uma UPA para atender a população local.

"O Sistema Único de Saúde é grandioso e complexo", afirma o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua. "É preciso que se tenha uma gestão competente, e para isso a porta de entrada são as UBS, que precisam ser resolutivas, competentes e que atendam às necessidades da comunidade", finaliza o diretor.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
UBS
Próxima notícia

Dê sua opinião: