Arte e Cultura

Reformas impulsionam a cultura de Teresina

Quinta - 18/08/2016 às 13:08



Foto: Foto:Jorge Henrique Bastos Inauguração da Reforma do Clube dos Diários
Inauguração da Reforma do Clube dos Diários

Teresina volta a se destacar no circuito nacional de espetáculos, com artistas de projeção nacional e internacional desembarcando na capital para apresentações de shows. Os projetos Boca da Noite e Seis e Meia dão um show à parte, atraindo para a cidade o que há de melhor na cultura popular. Casas de espetáculos reabrem suas cortinas para ilustrar o melhor do talento genuinamente piauiense, mas também para mostrar bastidores que realçam a engrenagem das atividades que culminam em reformas e ampliações que refletem o vigor das ações governamentais conscientes de que o espaço cultural é também cenário de desenvolvimento.

O Complexo Cultural da Praça Pedro II, no coração de Teresina, formado pelo Theatro quatro de Setembro, Clube dos Diários e Central de Artesanato Mestre Dezinho, com seus vários espaços culturais, nunca havia funcionado em sua plenitude. O Piauí também nunca havia contado com uma Secretaria de Estado da Cultura. Agora tem a Secult, que substitui a antiga Fundação Cultural do Piauí (Fundac). Com essa nova ferramenta, o Governo do Estado empreendeu um arrojado projeto de reforma e restauração do Complexo Cultural, entregando à população da cidade, no ano dos seus 164 anos, um dos espaços mais modernos do País na área da cultura.

O Theatro 4 de Setembro e o Clube dos Diários, por exemplo, retomam seus momentos de glória com as reformas empreendidas. “Esse é um momento muito especial para a nossa cultura. É a primeira vez, em 50 anos, que o Complexo funciona na sua totalidade. Com a obra, os funcionários ganharam melhores condições de trabalho. Para os artistas, todos os 11 camarins foram reformados. Cada detalhe foi restaurado”, comemora do secretário Fábio Novo, da Secult.

Quem visita o local, encontra um celeiro de fomento às artes. Um exemplo é a Sala de Oficina Permanente de Teatro “Procópio Ferreira”, que estava fechada há quatro anos. A sala “Chico Pereira”, que também estava desativada, foi devolvida ao público, com auditório com capacidade para 100 pessoas. Nos camarins, móveis novos, climatização e a homenagem a vários artistas que já passaram pela casa.

Toda a parte administrativa foi restaurada, incluindo piso, mobiliário e instalações elétricas.  A oficina de Restauração, que integra a Secult, sob a coordenação do artesão mestre Dico, cuidou de cada detalhe do Complexo, restaurando lustres, portas e janelas. A fachada do Theatro ganhou nova pintura e uma iluminação com lâmpadas de led, que ajudam a valorizar seus traços arquitetônicos durante as noites de espetáculos.

Sobre o Clube dos Diários, o secretário Fábio Novo lembra que há 20 anos o espaço não passava por uma restauração de verdade. “O Clube reconta a história da casa. Trata-se de um prédio centenário que exigiu um trabalho minucioso e artesanal de restauração pelas mãos de Mestre Dico”, frisa. A Sala Torquato Neto, por exemplo, agora funcionará como teatro, mantendo sua capacidade para 130 lugares, ganhou carpete, forro acústico, novos camarins e banheiros, além da climatização.  Por sua vez, Lari Sales, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Piauí (Sated-PI), declara que a reforma do Clube dos Diários é um feito a se comemorar.

Central de Artesanato e Museu


Com autorização do governador Wellington Dias o secretário Fábio Novo efetivará a reforma e modernização da Central de Artesanato Mestre Dezinho, obra orçada em R$ 1,5 milhão. “O objetivo é que o Estado tenha espaços para incentivar e manter os nossos talentos. Aqui eu vejo um grande complexo cultural, que inclui também a Praça Pedro II. Vamos continuar investindo em obras voltadas para o fortalecimento da nossa cultura”, afirma o governador.

O Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes, criado em 1934, passa por reforma. Estão sendo restaurados toda a estrutura física, a parte hidráulica e elétrica do Museu e o mobiliário, móveis que compõem o local. Alguns equipamentos também serão substituídos como computadores e cadeiras. O Museu do Piauí é considerado um dos mais importantes centros históricos do Piauí. Está situado onde antes era o Palácio do Governo e possui hoje aproximadamente 7.000 peças em seu acervo. Para Dora Medeiros, que dirige a instituição, manter durante todo este tempo prédio e acervo conservados, implicou no trabalho forte de conservação. "São 11 anos sem reforma. Então conservamos nosso material para que não entrasse em processo de deteriorização", destaca.

Fonte: Ascom Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: