Ciência & Tecnologia

Redes Sociais: Mais de 80 descontos falsos da Black Friday circulam

Este tipo de golpe esta cada vez mais sofisticado: cibercriminosos usam nomes e imitam identidades visuais de grandes varejistas
Fonte: Noticias ao Minuto | Editor: Redação 24/11/2017 09:56
Black Friday Black FridayFoto: Wroc? - Studio PLAN

Consumidores empolgados com a Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (24), devem tomar um cuidado extra com promoções divulgadas na internet. Um levantamento da PSafe, fabricante do DFNDR Security, apontou que mais de 80 descontos falsos estão circulando pelas redes sociais. Este tipo de golpe esta cada vez mais sofisticado: cibercriminosos usam nomes e imitam identidades visuais de grandes varejistas como Lojas Americanas e Ponto Frio para convencer as vítimas.

"Basta que as pessoas compartilhem o link [da oferta falsa] para que outros também acabem caindo nos golpes, que vão desde cadastramento em serviços pagos de SMS até roubo de dados e credenciais bancárias",explica Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

De acordo com o 'Techtudo', os hackers utilizam truques na URL para que consumidores pensem que estão no site original da varejista. Os cibercriminosos passam a ter o acesso a dados pessoais no momento em que as vítimas se cadastram na falsa loja virtual.

“Atualmente no Brasil, as principais plataformas de disseminação dos ataques de cibercriminosos são o WhatsApp e o Facebook, com cerca de 70% de todos os golpes. Isso acontece porque os hackers utilizam mecanismos de engenharia social para conseguir atingir seus alvos. Afinal, quem desconfia de um link recebido pelo amigo, pelos pais ou em grupos de conhecidos?”, alerta Simoni.

Comentários

Matérias Relacionadas