Rede pública de Teresina entregará exames online


Laboratório Raul Bacelar

Laboratório Raul Bacelar Foto: Divulgação

A Prefeitura de Teresina busca a modernização dos serviços aos usuários da rede pública de saúde. A partir de agosto de 2017 o Laboratório Municipal Raul Bacelar iniciará a implantação de uma nova forma de disponibilizar os resultados de exames, que passará a ser online.

“Já temos 70.5% de nossas unidades de saúde informatizadas e usando o novo sistema, que utiliza a internet para transmitir com mais rapidez informações sobre os pacientes. Só que nossos pacientes ainda precisam ir até uma unidade de saúde para pegar o resultado do exame impresso. Em agosto o paciente poderá ver seu exame online e imprimir de onde achar melhor”, explica a diretora do Laboratório Raul Bacelar, Evelma Vasconcelos.

De janeiro a maio de 2017, o laboratório realizou 948.148 exames, como de imunologia, hormônios, hematologia, bioquímica, fezes, urina, escarro. Neste ano foram realizadas também 17.975 citologias, que é um teste que permite recolhimento das células do colo do útero, para posterior observação em laboratório.

“O paciente dá entrada e após a coleta do material para exames nas Unidades de Saúde é gerada uma etiqueta com um código de barras, que identifica todos os tubos. Uma vez levados ao laboratório, eles são identificados por este código e entram imediatamente no sistema, que faz todo o controle de informações. O novo sistema que estamos utilizando é um dos melhores do país, o mesmo utilizado no Hospital paulista Albert Einstein”, afirma Evelma Vasconcelos.

O Laboratório Raul Bacelar está localizado, atualmente, na Rua Piripiri, 672, bairro São Pedro, Zona Sul da cidade, e realiza os exames clínicos nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, baciloscopia, parasitologia, urinálise e citologia.

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: