Rede de Ouvidorias define calendário e criação de cartilha

Foi discutida também a Semana do Ouvidor, que acontece agora em março


Reunião no TCE-PI

Reunião no TCE-PI Foto: TCE-PI

A Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí reuniu-se nesta sexta-feira (16), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), para discutir o calendário de eventos de 2018 e a criação da nova cartilha de informações das Ouvidorias. A reunião faz parte da mobilização da Rede para fortalecer o papel das ouvidorias no Estado e conscientizar a população da importância desses órgãos para o controle social da gestão pública.

Participaram da reunião a presidente da Rede de Ouvidorias e ouvidora-geral do Estado, Soraya Castelo Branco, a vice-presidente e ouvidora do TCE-PI, conselheira Waltânia Alvarenga, e representantes das ouvidorias do Tribunal de Justiça e do Ministério Público Estadual. A pauta da reunião foi sobre finalização da cartilha informativa das ouvidorias que será distribuída para a população. Esta será uma atualização da última cartilha publicada em 2013 e conterá explicações das principais dúvidas sobre o funcionamento das Ouvidorias do Piauí.

Durante a reunião foram discutidos também os detalhes de planejamento para a Semana do Ouvidor a ser realizada no mês de março em alusão ao Dia do Ouvidor, comemorado no dia 16/03.  Para a presidente da Rede de Ouvidoria, Soraya Castelo Branco, o local do evento é o diferencial para a participação do público. “A preocupação é realizar a Semana do Ouvidor num lugar onde possamos alcançar o maior número de pessoas e informar o que é a Ouvidoria e como ela atua” afirmou.

A ouvidora do TCE-PI, Waltânia Alvarenga destacou a importância da integração e da realização das reuniões sistemáticas da Rede de Ouvidoria para o fortalecimento do trabalho.

A Rede de Ouvidorias é composta pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE-PI), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Ministério Público do Estado (MPE-PI), Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-22), Ordem do Advogados do Brasil, secção do Piauí (OAB-PI), Associação Piauiense dos Municípios (APPM-PI), Defensoria Pública do Estado (DPE-PI) e Ouvidoria a Prefeitura de Teresina. Foi criada com o objetivo de coordenar as ouvidorias e estimular a implantação das ouvidorias nos municípios, a fim de dar ao cidadão um canal para acesso direto aos órgãos da administração pública.

Fonte: TCE-PI

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: