Real Madrid e Kashima Antlers decidem o Mundial de Clubes neste domingo

Partida será disputada às 8h30 (de Brasília), em Yokohama, no Japão


Real Madrid é amplo favorito na decisão do Mundial de Clubes da Fifa contra o Kashima Antlers

Real Madrid é amplo favorito na decisão do Mundial de Clubes da Fifa contra o Kashima Antlers Foto: © Reuters

Não há qualquer dúvida de que o Real Madrid é amplo favorito na decisão do Mundial de Clubes da Fifa contra o Kashima Antlers, neste domingo (18), às 8h30 (de Brasília), em Yokohama, no Japão. A posição, no entanto, não reside apenas na presença de craques como Cristiano Ronaldo, Kroos, Modric e Benzema. O técnico francês Zinedine Zidane tem uma parcela considerável na iminente consagração de uma equipe que estava desacreditava um ano antes.

O francês assumiu o lugar do demitido espanhol Rafa Benítez no dia 5 de janeiro. A missão era devolver ao elenco recheado de talento e com inúmeras conquistas importantes no currículo o ímpeto na busca por resultados. Jogador de elegância única em campo, Zidane também foi talentoso fora dele. Tratou de massagear o ego dos seus principais jogadores.

Cristiano Ronaldo, claro, recebeu atenção especial. Bastante poucos dias da mudança de treinador para o português revelar o veredicto do elenco: "Com Zidane nos sentimos mais valiosos, sentimos seu carinho".

A relação já era próxima com Cristiano Ronaldo e outros jogadores do grupo. Zidane havia sido auxiliar do técnico italiano Carlo Ancelotti, em 2013. No ano seguinte, ele assumiu o Real Madrid Castilla, o time B da equipe madrilenha, e, apesar de o trabalho não render bons resultados, chegou ao profissional em um momento delicado.

A estreia foi arrasadora. Goleada por 5 a 0 sobre o La Coruña, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O segundo jogo trouxe mais uma vitória com placar elástico, agora por 5 a 1, diante do Sporting Gijón, novamente em casa. O moral estava totalmente recuperado.

Zidane tratou então de dar a sua feição à equipe. Sem abrir mão de um futebol ofensivo, o francês fez mudanças importantes na estrutura do time. A entrada do volante brasileiro Casemiro para dar segurança à defesa foi uma delas. O francês também demonstrou ser um estudioso, sem subestimar os adversários. A equipe mudava taticamente sempre que necessário, dependendo de quem estivesse do outro lado e da adversidade do momento.

A eficiência do trabalho do francês pôde ser verificada em campo. Desde que Zidane assumiu como técnico, o Real Madrid perdeu apenas duas partidas: o clássico para o Atlético de Madrid, no dia 27 de fevereiro, e para o Wolfsburg, no dia 5 de abril, no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Depois disso, o treinador acumulou 36 partidas de invencibilidade - 27 vitórias e nove empates, com 101 gols marcados e 32 golos sofridos - e bateu o recorde do holandês Leo Beenhakker, que manteve o Real Madrid invicto por 34 partidas na temporada 1988/1989. Zidane também está perto da maior série invicta de uma equipe espanhola, com 39 jogos, que é do Barcelona de Luis Enrique, no ano passado.

Neste período, o Real Madrid levou o título da Liga dos Campeões da Europa e a Supercopa Europeia e, se depender da mentalidade de Zidane, não deixará escapar o Mundial de Clubes da Fifa. "Ainda posso melhorar tudo. Tenho de continuar trabalhando", avisou o técnico. A equipe lidera ainda o Campeonato Espanhol com vantagem para o Barcelona e, ao que tudo indica, não perderá uma segunda chance de derrubar o arquirrival, algo que não foi possível na temporada passada.

PRELIMINAR

Mais cedo, às 5 horas, o estádio Internacional de Yokohama receberá a disputa do terceiro lugar. O duelo será entre o Atlético Nacional, da Colômbia, e o América, do México. Na semifinal, os colombianos foram surpreendidos pelo Kashima Antlers e perderam por 3 a 0. Já os mexicanos caíram para o Real Madrid por 2 a 0. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: