Política

Governo vai anunciar medidas de austeridade para manter pagamento da folha e 13º dos servidores

Secretário de Fazenda admitiu que há dificuldade, mas Estado vai cumprir a folha

Quinta - 08/11/2018 às 15:11



Foto: Paulo Pincel Rafael Fonteles na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa
Rafael Fonteles na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, adiantou que o governador do Piauí, Wellington Dias, vai anunciar um pacote de medidas de austeridade para conseguir cumprir as suas obrigações, como pagamento da folha dos servidores e décimo terceiro, inclusive de terceirizados e prestadores de serviços e de fornecedores, bem como manter os investimentos em saúde, educação e segurança.

Rafael Fonteles explicou que um conjunto de propostas foi entregue ao governador, que deverá anunciar as medidas nos próximos dias. A informção foi dada na saída da sala da Comissão de Constituiição e Justiça, depois que o secretário expôs a situação financeira do Estado  na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.

Rafael Fonteles expôs o relatório financeiro do Estado referente ao segundo quadrimestre de 2018, quando as Receitas Correntes Líquidas (RCL) cresceram 70% nos últimos oito anos, enquanto os gastos com a folha de pessoal do Estado aumentaram 120% no mesmo período.

Fonteles disse que as receitas correntes subiram 8,9% no segundo quadrimestre de 2018, enquanto as Despesas Correntes Líquidas (DCL) cresceram 10%.  

O secretário admitiu que apesar da dificuldade, a situação financeira do Estado tem sido prejudicada pelas sucessivas quedas no Fundo de Participação do Estado, inclusive no mês de setembro, quando houve uma queda de 2% no repasse, quando já havia o anúncio de um crescimento fde 12%.

Embora haja dificuldades para pagamento de algumas dessas obrigações, Fonteles assegurou que a equipe econômica do governo trabalha para honrar todos os compromissos, inclusive com pagamento em dia da folha e o 13º salário dos servidores. 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: