Geral

R7 demite editores, repórteres e estagiários

r7 demissões egos brigas

Quarta - 25/01/2012 às 18:01



No final da semana passada, o mal-estar tomou conta da redação do portal R7, da Record, quando mais um de seus editores – dessa vez da editoria de tecnologia, foi informado que “a empresa não precisaria mais de seus trabalhos”. Algumas demissões já haviam ocorrido em 2011, mas o portal alegava que eram apenas “ajustes editoriais”. Agora, outros cortes estão deixando os jornalistas do portal de cabelos em pé.

No início desta semana foi a vez de mais dois jornalistas do R7 deixarem a redação do site de notícias e entretenimento da Record. O repórter de cidades, João Varella, e o subeditor de esportes, Marcos Rogério Lopes, foram dispensados.

Vários estagiários do R7 estão sendo demitidos aos montes, sem explicações. Porém, o Comunique-se apurou que a diretoria resolveu fazer uma “limpa” na equipe de focas por causa de uma nota publicada por Ricardo Feltrin, na Folha de São Paulo, que acusava a cúpula do site de pedir para os funcionários criarem perfis no Twitter para exaltar a Record e falar mal dos outros veículos de comunicação.

E as demissões não param por aí. Editores e repórteres também estão sendo demitidos sem aviso e, muito menos, sem um motivo. Contatadas pela reportagem do C-SE, fontes de dentro do R7 dizem que toda essa crise está acontecendo por um briga de “egos” entre gerência e diretoria do portal.

Após a publicação da matéria, o diretor geral do R7, Antonio Guerreiro, entrou em contato com o Comunique-se e afirmou que não há "briga de egos" na redação e que estagiários deixaram o veículo apenas por não ter vagas em aberto - o que vão contra as informações apuradas pelo C-SE.

Em seu texto, o executivo, no entanto, não comenta as demissões dos editores e repórteres.

Segue a íntegra do comunicado enviado por Guerreiro:

Tive acesso a mesma informação que foi enviada não apenas a você, mas a inúmeros outros colegas de imprensa sobre esta suposta "guerra de egos" na redação. Fiquei apenas surpreso quando li a nota no Comunique-se e vi que o site não procurou o R7 para que pudéssemos dar a nossa versão e esclarecer os fatos.

Estamos em festa e uma redação com “guerra de egos” não apresenta um crescimento como o nosso. O ano de 2011 fechou e o R7 foi o portal que mais cresceu, de acordo com dados do Ibope NetView, conforme você pode ver abaixo:

Meio internet cresceu 8,73% (jan a dez/11)
UOL cresceu 11,18%
Terra cresceu 3,85%
Globo cresceu 9,15%
IG cresceu 1,76%
R7 cresceu 112,12%

Sobre a questão levantada dos estagiários, conforme ocorre todos os anos, os que têm os seus contratos vencidos dependem de vagas abertas para serem contratados/efetivados, de acordo com o rendimento que apresentaram durante seu período de estágio, como ocorre em qualquer empresa. Os que foram dispensados estão em nosso banco de talentos para eventualmente serem aproveitados em algum momento futuro, visto que - no momento - não há vagas.

A respeito desta chamada "disputa", talvez possa ter algum eco entre as pessoas que foram dispensadas pela direção de conteúdo, seguindo os critérios que te expliquei acima.

Hoje, o R7 tem a mim na direção geral, a Aline Sordili na direção de conteúdo, o Luiz Pimentel na chefia de redação, Lígia Braslauskas na gerência de jornalismo - atualmente implementando o R7 Cidades, Carol Juliano e Celso Fonseca no comando de news e Cláudio Melqui na gerência de entretenimento.

Infelizmente, não podemos agradar a todos o tempo todo. Insatisfações são comuns, principalmente entre aqueles que são dispensados. A porta de minha sala está e sempre esteve aberta a qualquer funcionário, dos aprendizes aos diretores, para ouvir sugestões, críticas, elogios, o que for. E sempre estará.

Aproveito para dizer que há duas semanas tivemos uma grande reunião geral com toda a redação onde comemoramos - e muito - os resultados de 2011 e traçamos nossas metas para este ano, sempre a caminho da liderança.

Um abraço.

Antonio Guerreiro, diretor geral do R7

Emissora descarta o fim da Record News
Além das demissões do R7, a Record se viu envolvida em um suposto fim de uma de seus veículos. O Grupo Record, entretanto, veio a público para negar as notícias recentes de que sua emissora de notícias, a Record News, encerraria suas transmissões até o fim de fevereiro.

Em nota, a emissora disse que tem “resultados satisfatórios em faturamento e audiência em todo o Brasil”, e que o canal continuará com sua programação normal.

O grupo ainda fez questão de dizer que o fim tanto é mentira, que eles já estão trabalhando para uma cobertura especial das Olimpíadas de Londres, que acontecerá em julho.

Fonte: comunique-se

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: