Economia

Quitar dívidas deve ser prioridade na hora de usar o 13° salário

O economista Francisco Sousa dá dicas de como utilizar o salário extra da melhor forma. Confira!

Segunda - 21/11/2016 às 13:11



Foto: Divulgação Notas
Notas

O fim do ano se aproxima e com ele o pagamento do tão esperado 13° salário que é pago em duas parcelas: a primeira, até 30 de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro.  Muitos trabalhadores ficam na dúvida de como o dinheiro deve ser aplicado, por isso, o Piauí Hoje procurou um economista para dar dicas de como utilizar o salário extra da melhor forma. Confira:

Para o economista Francisco Sousa, de Teresina, o ideal é planejar antes de gastar o dinheiro extra.  “O cidadão deve ficar atento às divididas em atraso. O 13° pode ser utilizado para várias finalidades, mas a prioridade, para quem está inadimplente, é quitar as dívidas”, orienta o economista.

O segundo passo é separar parte do dinheiro para as despesas de início de ano. “No início do ano são muitas despesas (para quem tem filhos), é bom reservar uma parte do dinheiro para a compra do material escolar, uniforme, matricula”.

Por fim, o especialista aconselha que, caso sobre algum valor, o ideal é aplicar em uma poupança para caso haja imprevistos.

Sobre compras de presentes e festividades de Natal e Ano Novo, o economista confirma que geralmente as pessoas utilizam o pagamento para estes fins, mas é importante que priorize o pagamento de dívidas acumuladas.

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º deve injetar R$ 196,7 bilhões na economia do país este ano.

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: