Especiais

Quer controlar seus gastos do mês? Siga nossos 7 passos

Quanto mais você entender seus ganhos e gastos, mais fácil fica a tarefa de manter as finanças sob controle
Fonte: Simplic | Editor: Da Redação 11/02/2019 16:33
Você conhece seus gastos? É importante saber em que vem gastando seu dinheiro para manter o controle de gastos mensais Você conhece seus gastos? É importante saber em que vem gastando seu dinheiro para manter o controle de gastos mensaisFoto: : Freepik

Ter um controle de gastos mensais é essencial para evitar as dívidas e manter o orçamento familiar em dia. O ideal é que você saiba exatamente em que vem gastando (ou investindo) o seu dinheiro.

Quanto mais você entender seus ganhos e gastos, mais fácil fica a tarefa de manter as finanças sob controle. Para isso, basta seguir algumas dicas que ajudam a manter tudo em ordem e dão uma melhor visão das entradas e saídas de dinheiro e de como e em que você mais gasta.

7 passos para controlar seus gastos mensais

Confira alguns passos listados pela Simplic para conseguir ter melhor controle de gastos mensais:

Entenda seus gastos

Para onde está indo o seu dinheiro? Tente entender melhor os seus gastos, quais contas mais pesam no orçamento. Faça uma análise com calma e não ignore as pequenas compras, aquelas que você passa no débito e ignora o comprovante.

Acredite, elas também pesam. Em alguns casos, podem até ser as culpadas por boa parte dos gastos.

Planilha ou gerenciador financeiro

Planilha ou gerenciador financeiro

Criar uma planilha ou usar um gerenciador financeiro ajuda a entender melhor entradas e saídas de dinheiro

Fonte da imagem: Freepik

Coloque tudo no papel. Ou melhor, na planilha ou gerenciador financeiro. Não existe melhor forma para ter controle de gastos mensais do que detalhar tudo o que entra e sai da sua conta. Você pode começar com algo simples, listando apenas seus boletos e uma soma total de compras em dinheiro ou débito.

Ainda assim, o ideal seria que você detalhasse cada compra. Por exemplo, passou algo no crédito? Anote: Cartão de crédito – Compra roupas – R$ 50.

Tenha um plano

Tenha um plano

Planejamento ajuda a entender melhor o que é preciso fazer para conquistar estabilidade financeira e diminuir gastos

Fonte da imagem: Freepik.

Planejar e controlar gastos são duas coisas que caminham juntas. Então, para que você consiga manter tudo dentro do esperado, é importante que você faça alguns planos. Determine o que você quer e o que vai fazer para chegar lá.

Pense em algo ligado as suas finanças. Por exemplo: “Quero quitar todas as minhas dívidas de parcelamento em 6 meses”. “Quero comprar uma casa daqui a um ano”. Para chegar lá, você vai cortar gastos supérfluos e adiantar parcelas com o cartão de crédito.

Quite suas dívidas

Quite suas dívidas

Dívidas costumam desestruturar o orçamento e podem sair do controle facilmente

Fonte da imagem: Freepik

Dívidas são as grandes inimigas do controle de gastos mensais. Livre-se delas o quanto antes. Primeiro, aproveite sua planilha para anotá-las e entender o quanto vem afetando o seu orçamento. Em seguida, determine quanto tempo será preciso para resolver tudo.

Notou que há muito rotativo de cartão? Considere renegociar a dívida em parcelamentos com data determinada para acabar. E, se você tem algum financiamento, de carro ou casa própria, veja se é possível adiantar parcelas.

Quanto mais rápido você conseguir quitar dívidas, mais leve o seu orçamento vai ficar.

Evite impulsos

Evite impulsos

Impulsos levam a decisões precipitadas:quando se fala de controle de gastos, é preciso evitá-los

Fonte da imagem: Freepik.

Fazer compras é muito bom, mas você precisa tomar muito cuidado com os impulsos. A verdade é que você acaba vendo uma propaganda na TV, um anúncio na internet ou uma promoção e se sente tentado a fazer a compra naquele momento.

O melhor é esperar. Primeiro, veja se há real necessidade do produto ou serviço, ou se é um luxo que você está se dando naquele momento. Se a resposta for sim, você precisa desta compra, faça uma pesquisa de preços. Caso seja apenas um gasto supérfluo, tente respirar fundo e deixar para depois.

Quanto mais você consegue evitar impulsos, mais controle sobre seus gastos você tem.

Tenha um fundo emergencial

Tenha um fundo emergencial

Manter um fundo de emergência faz com que você queira investir nisso e, consequentemente, diminuir gastos que não são importantes

Fonte da imagem: Freepik.

Um fundo emergencial é um dinheiro que você junta com o objetivo de resolver alguma dívida não planejada ou acudir aquele mês em que as contas foram mais altas do que o salário. Você pode começar aos poucos, com uma poupança mesmo.

O importante é que se comprometa com esse fundo de emergência. Todo mês você vai depositar X reais. Ou já programe a transferência automática da sua conta, assim não há risco de se esquecer.

Outra dica é apostar nos planos de previdência privada. Apesar de muitas pessoas focarem nisso como um dinheiro a mais na aposentadoria, você pode resgatar esse dinheiro em até 5 anos. O melhor é que o valor é debitado mensalmente da sua conta, o que evita a tentação de gastar.

Resumidamente, é uma forma de controlar gastos porque você passa a se focar em algo realmente importante e, com isso, deixa de lado impulsos e compras desnecessárias.

Invista

Invista

Os investimentos são ótimos para quem quer aumentar sua renda mensal e manter o controle de gastos mensais

Fonte da imagem: Freepik.

Você, provavelmente, já ouviu falar que existe uma diferença entre gastar e investir. Ambos usam o seu dinheiro, com a diferença que no investimento você vê um retorno futuro. É possível, então, dizer que gastar é fazer uma compra qualquer, enquanto investir é fazer algo que vai te trazer mais dinheiro.

A ideia de investir aqui é que você passe a aplicar parte dos seus ganhos em ações, títulos do governo, imóveis ou qualquer outro tipo de investimento que retorne valores financeiros. Se quiser, pode até pensar em manter uma carteira de investimentos e contar com pessoas especializadas para ajudar a cuidar dela.

Além de aumentar sua renda, você também controla seus gastos, pois sabe que precisa daquele valor para investir.

Com essas sete dicas, com certeza, você vai conseguir ter maior controle de gastos mensais.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a acompanhar as novidades do blog. Aproveite e compartilhe essas dicas em suas redes sociais! Assim, seus amigos também vão descobrir como podem manter seus gastos sob controle!

Produzido por: Simplic

Comentários