Quatro detentos tentam fugir da penitenciária Irmão Guido


Foto do túnel cavado por detentos na madrugada desta segunda

Foto do túnel cavado por detentos na madrugada desta segunda Foto: Divulgação / Sinpoljuspi

Quatro detentos tentaram empreender fuga da penitenciária Irmão Guido, em Teresina, na madrugada desta segunda-feira (16), mas a tentativa foi abortada por policiais e agentes penitenciários.

Segundo Cleiton Holanda, vice-presidente do Sndicato do Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), numa ronda feita no decorrer da madrugada de hoje, os agentes plantonistas perceberam um forte barulho no subsolo da unidade, mas precisamente localizado na região do Pavilhão C, e perceberam que os detentos estavam cavando um túnel para a fuga.

“O chefe de plantão acionou os agentes que foram averiguar as celas e encontraram na cela 17 um túnel de aproximadamente um metro e meio de profundidade, é um buraco pronto para uma fuga em massa no horário do banho de sol de hoje”, afirmou Cleiton Holanda.

Os agentes conseguiram isolar as celas que foram danificadas e identificaram os detentos: Luciano Sales, José Anderson, Lucio Aurélio e outro conhecido como “Índio” como os principais envolvidos na iniciativa da fuga, entre esses existem envolvidos com roubo de agências bancárias e explosão de caixas eletrônicos.

Tentativa de fugaTentativa de fugaFoto: Ascom

Para Cleiton Holanda, diversos fatores facilitam as fugas como a estrutura precária do presídio, o número insuficiente de agentes, ausência de sistema de fiscalização eletrônica como câmeras, sensores de presença e cerca elétrica.

“A penitenciária Irmão Guido tem um problema na sua estrutura desde sua criação, sua estrutura é bastante frágil e o solo encharcado por conta de infiltração. Já foi gasto muito dinheiro em pequenas reformas no sentido de fortalecer o piso dessas celas mas o problema ainda continua acontecendo”, afirma o vice-presidente do Sinpoljuspi.

Relembrando

No ano de 2016, cerca de 55 detentos empreenderam fuga e 16 foram mortos no sistema prisional do Piauí. Na irmã Guido, em 2016, houve mais de 30 tentativas de fuga e 18 presos conseguiram êxito na fuga.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: