Política

Quatro ações pedem a cassação do prefeito, vice-prefeita e 11 vereadores em Bom Jesus

uatro ações judiciais tramitam no Cartório Eleitoral da 15ª Zona de Bom Jesus do Piauí

Segunda - 23/01/2017 às 15:01



Foto: portalb1.com Sessão na Câmara Municipal de Bom Jesus do Piauí
Sessão na Câmara Municipal de Bom Jesus do Piauí

Quatro ações judiciais tramitam no Cartório Eleitoral da 15ª Zona de Bom Jesus do Piauí, cidade a 635 km de Teresina, pedem a cassação dos mandatos do prefeito Marcos Elvas (PSDB) e da vice-prefeita  Cledja Benvindo (PSD), dos 11 vereadores eleitos e dos respectivos suplentes.

No Cartório Eleitoral de Bom Jesus existem quatro ações tramitando: um pedido de investigação judicial eleitoral e três ações de impugnação de mandato eletivo. Entre os ilícitos eleitorais citados nas ações estão abuso do poder econômico e político,  captação ilícita de votos. As ações pedem a impugnação dos mandatos e a inelegibilidade por oito anos de todos os eleitos e suplentes na cidade de Bom Jesus. Os vereadores aliados de Marcos Elvas, em retaliação, solicitaram a impugnação dos vereadores eleitos pelas coligações adversárias.

Os ex-vereadores Jorge Luiz e Wênio Alves, derrotados nas eleições de 2 de outubro passado, impetraram as ações. O Movimento Bom Jesus Livre de Corrupção acompanha a tramitação dos processos na Justiça.

Gênero

Os ex-vereadores denunciam que houve fraude também na cota de gênero. A suposta fraude envolve pai e filho, marido e esposa e tia e sobrinha, que concorreram às 11 vagas de vereador na Câmara Municipal de Bom Jesus.

As ações apontam várias irregularidades, como o fato das candidatas não abrirem contas bancárias para a movimentação financeira, não fizeram campanha, material de propaganda, nada.

Os processos citam as candidatas Maria Helena Bonifácio dos Santos (DEM), que teve zero voto;  Teresinha Rodrigues dos Santos (DEM), que sequer se afastou do cargo de professora da rede estadual de Bom Jesus para concorrer ao mandato; Josué Parente Lustosa Elvas Sobrinho , que trabalhou pela candidatura do filho, Nestor Renato Pinheiro Elvas;  Marilza dos Santos Pereira, candidata para ajudar o marido, Cosme Clementino Cavalcante, a se eleger; e Jackeline Almeida dos Santos, candidata para eleger o marido, Murilo Miranda.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: