Quase metade dos inscritos ainda não sabe os locais do Enem de dezembro

O Cartão de Confirmação de Inscrição para os participantes que tiveram as provas adiadas por causa das ocupações já está disponível desde 22 de novembro


Caderno de questões ENEM 2016

Caderno de questões ENEM 2016 Foto: Reprodução

Quase metade dos 277.624 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 do próximo fim de semana, 3 e 4 de dezembro, ainda não conferiu os locais de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição para os participantes que tiveram as provas adiadas por causa das ocupações já está disponível desde 22 de novembro. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 277 mil inscritos, somente 147.373 participantes acessaram as informações de locais de prova, o que representa 53% dos estudantes. 

Do total de inscritos, 273.521 participam das provas em 3 e 4 de dezembro porque tiveram seus locais de prova ocupados por estudantes. O outros 4.103 voltam às salas de aula por causa de alguns contratempos, sendo a principal a queda de energia em algumas escolas. 

Faltando três dias para as provas, o percentual de estudantes que já sabem quais são seus locais de exame é pequena. Caso deixem para às vesperas, o site pode ficar sobrecarregado e apresentar dificuldades no acesso. Vale lembrar que o estudante deve conferir se todos os seus dados estão corretos e, caso haja alguma divergência, é preciso entrar em contato com o Ministério da Educação pelo 0800 616161. 

O Cartão

O Cartão de Confirmação de Inscrição pode ser acessado na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O documento traz informações como instituição de ensino, bloco, andar e sala, além da língua estrangeira e opção por atendimento específico ou especializado, quando for o caso. 

O Candidato não precisa levar o cartão nos dias de prova. No entanto, estar com as informações em mãos ajuda o estudante na localização de sua sala, o que evita possíveis tumultos e atrasos. 

Enem 

O Enem que será realizado no próximo fim de semana segue o mesmo padrão do exame realizado em 5 e 6 de novembro. O primeiro dia contará com 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, enquanto o segundo terá também 90 perguntas de Linguagens e Códigos e Matemática, além da Redação. Apesar da mesma estrutura, o conteúdo será diferente. 

Os portões serão fechados às 13h e a prova terá início às 13h30, após todos os procedimentos de segurança. Todos os horários são relativos ao de Brasília. É preciso observar se no seu estado existe horário de verão ou diferença no fuso-horário. 

Sabatistas devem comparecer no mesmo horário que os demais candidatos. No entanto, eles serão levados para uma sala específica, local em que aguardarão até às 19h para que possam começar o exame. 

Resultado

De acordo com o Inep, a previsão é de que o resultado do Enem 2016 seja divulgado em 19 de janeiro. A pontuação do exame é o requisito do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: