Quase 500 detentos do Piauí realizam provas do Encceja hoje (19)

O exame é direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.


Encceja PPL

Encceja PPL Foto: G1 - Globo.com

O Estado do Piauí inscreveu 498 detentos do sistema penitenciário para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Encceja). As provas serão aplicadas nos dias 19 e 20 de dezembro.

O Encceja é direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Os participantes que buscam a certificação do Ensino Fundamental precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Quem busca a certificação do Ensino Médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos.

O Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será realizado nas unidades prisionais e socioeducativas, em todo o país, e será dividido em quatro provas objetivas, de acordo com o nível de ensino do candidato, e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha.

Exame Nacional do Ensino Médio

Nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, sistema penitenciário passou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual 313 detentos do Piauí foram inscritos. Dados da Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) apontam que, pelo menos, 1.733 pessoas privadas de liberdade estão inseridas em algum programa de educação nos presídios do Estado.

Esse percentual corresponde a 38% da população carcerária total, 4.552 presos em novembro, segundo a Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus (Duap). Além do Enem e Encceja, os números se referem à Educação de Jovens e Adultos (EJA), Canal Educação, Brasil Alfabetizado e Projeto Leitura Livre.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: