Qualidade de vida das crianças autistas depende dos pais, diz estudo

Um dos maiores e mais aprofundados estudos sobre o autismo aponta o comportamento dos pais como um dos fatores mais benéficos para a qualidade de vida


Comportamento

Comportamento Foto: Divulgação

Ter ‘super-pais’ pode ser o segredo para melhorar a condição de autismo de muitas crianças. Esta é a surpreendente conclusão de um longo estudo sobre a doença e que teve por base a análise de 152 casais cujos filhos  – de até três anos – tinham sido recentemente diagnosticados com autismo.

Publicado na revista The Lancet, o estudo realizado pela Universidade de Manchester revela que treinar os pais e as mães para serem ‘super-pais’ pode melhorar significativamente a capacidade comunicativa com o filho e, com isso, a qualidade de vida da criança.

Para o estudo, os pais foram divididos em dois grupos, revela a BBC. No primeiro, seguiram os tratamentos convencionais para o autismo; noutro, serviram de ‘cobaias’ para um tratamento novo. Na nova terapia, os pais foram convidados a brincar com os respectivos filhos e depois a assistirem a imagens dos momentos de lazer com a criança, ao mesmo tempo que ouviam conselhos dados por especialistas e terapeutas.

No primeiro grupo, 50% das crianças apresentava um estado avançado de autismo no início do estudo, contudo, a quantidade de crianças neste estado aumentou para 63% em apenas seis anos. Já no segundo grupo, a experiência começou com 55% das crianças em fase avançada de autismo, um valor que diminui para 46% passados os mesmos seis anos.

À BBC, um dos psiquiatras responsáveis pelo estudo, o médico Jonathan Green, revela que, embora os especialistas não tenham encontrado uma cura para o autismo, os resultados assumem-se como “extraordinários” e que podem gerar novas terapias de apoio a crianças com autismo.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: