PT registra a candidatura de Lula a Presidente do Brasil

O candidato a vice-presidente é o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad


Lula e Haddad: chapa registrada

Lula e Haddad: chapa registrada Foto: Reprodução

O PT registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas eleições de outubro. O vice da chapa é o ex-ministro Fernando Haddad. Ao registrar a candidatura, o PT declarou que o ex-presidente tem R$ 7,9 milhões em bens. 

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba desde 7 de abril em função da condenação a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro na ação penal do caso do triplex do Guarujá (SP). 

Em tese, o ex-presidente estaria enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados. No entanto, o pedido de registro e a possível inelegibilidade precisam ser analisados pelo TSE. O pedido funciona como o primeiro passo para que a Justiça Eleitoral analise o caso. 

Pedido de registro da candidatura de Lula e Haddad
Recibo da entrega do pedido de registro das candidaturas de Lula e Haddad 

Veja o vídeo!

https://lula.com.br/wp-content/uploads/2018/08/WhatsApp-Video-2018-08-15-at-17.42.43.mp4?_=1

Rito 

O pedido de registro de candidatura, cujo prazo para apresentação no TSE termina às 19h, não garante automaticamente ao candidato o direito de disputar o pleito. 

Com fim do prazo, o tribunal vai publicar um edital para dar publicidade aos registros. Após a publicação, o Ministério Público Eleitoral (MPE), partidos e coligações poderão impugnar as candidaturas, alegando que candidato não poderá disputar as eleições em função de alguma inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa. 

Após o eventual pedido de impugnação, o ministro-relator do pedido vai decidir se o registro será aceito ou não. O prazo para decisão é 17 de setembro. 

Lula é candidato
Lula é candidato a Presidente do Brasil

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: