Política Nacional

PT Piauí decide participar do chapão proporcional

A decisão foi firmada no Encontro de Tática Eleitoral do partido, neste sábado (28).

Domingo - 29/07/2018 às 12:07



Foto: Geísa Chaves PT Piauí decide participar do chapão
PT Piauí decide participar do chapão

A maioria dos delegados do PT Piauí aprovou durante o segundo dia de Encontro de Tática Eleitoral da sigla, neste sábado (28), participar do “chapão” proporcional na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Segundo o presidente do PT Piauí, Assis Carvalho, a tese foi aprovada por mais de 90% dos delegados do partido. “Eu só tenho a agradecer a confiança da direção do meu partido, dos 250 delegados. Não contamos os votos, mas obtivemos o apoio de mais de 90% dos delegados que aprovaram a proposta da Regina Sousa, vice-governadora e Marcelo Castro ocupando a vaga do MDB, na condição de senador.”

Assis Carvalho reforçou que o PT nunca defendeu o “chapão”, porém, diante da atual conjuntura, em que o nome da senadora Regina Sousa se apresenta como vice, na chapa majoritária do governador Wellington Dias, o partido reavaliou a proposta.

“O chapão nós nunca defendemos nem no início do PT. Agora, diante da conjuntura vigente, das circunstâncias colocadas, da chapa pura para o governo estadual, com a vice também do PT, naturalmente nós negociamos e os delegados aprovaram o texto que nós elaboramos.”, declarou o presidente Estadual da sigla.

O partido também chegou a um consenso sobre os nomes dos pré-candidatos a deputado estadual, porém, para federal, será definido na Convenção, dia 3 de agosto.

“Para estadual foram aprovados 16 nomes e para federal nove nomes. Na chapa de estadual existe espaço para manutenção das 16 vagas reivindicadas pela chapa estadual do PT. Na chapa federal nós temos um problema, embora aprovados nove nomes, só são 20 vagas. Então, nós deixamos um artigo com a condição de na Convenção refazer essas pequenas adequações. Seria uma insensatez de nossa parte se não negociássemos isso, mas ai vai depender se o PTC fica aqui ou fica na oposição. O PRB é um exemplo claro. E o PRTB? Então, são pequenas adequações que nós estamos fazendo no sentido de que a gente possa fazer uma boa construção e ter uma chapa com muita unidade e o PT está dando a sua contribuição para que a gente possa ter uma campanha muito alegre, muito pra cima.”, pontuou Assis.

Fonte: Geísa Chaves

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: