Educação

Provas do SAETHE começaram a ser aplicadas hoje (06) em turmas de Educação Infantil

Testes estão sendo realizados em todas as unidades de ensino da Rede Municipal.

Terça - 06/12/2016 às 21:12



Foto: Ascom Provas do SAETHE
Provas do SAETHE

Teve início hoje (06) a aplicação de provas do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE) 2016. Os estudantes do 2º Período da Educação Infantil são os primeiros a participarem da avaliação. Nos Centros Municipais de Educação Infantil, as crianças responderam questões de Língua Portuguesa relacionadas à leitura, amanhã serão testadas no quesito escrita.

Este ano, os testes estão sendo realizados em todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina. Para crianças do 2º Período da Educação Infantil os testes iniciaram hoje e segue até amanhã (7). Para jovens do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental nos dias 13 e 14 e o 8º ano do Ensino Fundamental nos dias 15 e 16, divididos em mais de mil turmas. O processo de aplicação envolveu, ainda, centenas de aplicadores, coordenadores e técnicos de apoio.

A avaliação própria da Prefeitura de Teresina, realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), foi desenvolvida em parceria com especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF. O objetivo é oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas educacionais a partir dos resultados de desempenho dos alunos em momentos conclusivos de diferentes etapas do seu percurso escolar.

Os dados obtidos a partir dos testes permitem acompanhar os diversos fatores e aspectos que estão associados à qualidade e à efetividade do ensino ministrado nas escolas. Os resultados destacam a evolução de cada unidade de ensino, permitindo um diagnóstico mais completo da realidade educacional de Teresina.

No CMEI Santa Francisca Cabrini, as turmas que realizaram o teste nesse primeiro dia se dedicaram a responder os testes, com direito a dois aplicadores, externos à escola, em cada sala de aula. As crianças receberam orientações para responderem ao caderno de questões com tranquilidade, recordando as atividades que já foram trabalhadas em sala de aula. Com os resultados em mãos, a SEMEC poderá acompanhar a evolução do desempenho dos alunos, visando a melhoria da qualidade do ensino.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: