Brasil

Prouni divulga relação de aprovados na primeira etapa

ProUni

Sexta, 28/01/2011 às 14:01



Os candidatos a bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) já podem consultar o resultado da primeira etapa. Nesta edição, foram convocados 117.644 estudantes para as 123.170 bolsas de estudo oferecidas.

Consulta ao resultado da primeira etapa do Prouni

Os convocados devem ir às instituições de ensino até o dia 4 de fevereiro com os documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.

É facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Nesses casos, a instituição deve informar previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.

Caso ainda haja bolsas disponíveis após o prazo de matrícula da primeira chamada, será feita uma segunda chamada em 11 de fevereiro. Veja o cronograma da 1ª etapa:

PRIMEIRA ETAPA
Datas
Inscrições 21 a 25 de janeiro
Primeira chamada
Resultado - Candidatos pré-selecionados 28 de janeiro
Comprovação de informações e processo seletivo próprio 28 de janeiro a 4 de fevereiro
Segunda chamada
Resultado - Candidatos pré-selecionados 11 de fevereiro
Comprovação de informações e processo seletivo próprio 11 a 17 de fevereiro
Segunda etapa
Na segunda etapa do Prouni, os estudantes terão uma segunda chance para concorrer a bolsas de estudo. Se o candidato não conseguiu ser selecionado na primeira, poderá participar da segunda sem restrições -mas terá que fazer uma nova inscrição.

Quem foi selecionado na primeira etapa, porém, não poderá se inscrever na segunda, a não ser que tenha sido selecionado em um curso que não teve formação de turma. Em cada uma das etapas, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição. Veja o cronograma desta fase:

SEGUNDA ETAPA
Datas
Inscrições 21 a 24 de fevereiro
Primeira chamada
Resultado - Candidatos pré-selecionados 27 de fevereiro
Comprovação de informações e processo seletivo próprio 28 de fevereiro a 4 de março
Segunda chamada
Resultado - Candidatos pré-selecionados 13 de março
Comprovação de informações e processo seletivo próprio 14 a 17 de março

Requisitos para o Prouni

Para se inscrever no programa de concessão de bolsas, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, com resultado mínimo obtido de 400 pontos na média das cinco notas do exame e nota de redação acima de zero.

Para concorrer a bolsas integrais é preciso ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o estudante não pode ter nenhum diploma de curso superior e deve, ainda, atender a um dos critérios:

•ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
•ter cursado o ensino médio completo em instituição
privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
•ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
•ser portador de deficiência;
•ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de
pessoal permanente da instituição pública
O que é o Prouni
O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Fonte: Uol

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: