Política

Protesto contra Temer reúne milhares de pessoas em São Paulo

Manifestantes ocupam a Avenida Paulista na tarde deste domingo (4) em protesto contra o governo Michel Temer

Domingo - 04/09/2016 às 20:09



Foto: Fabio Tito/G1 Manifestantes lotaram a Avenida Paulista
Manifestantes lotaram a Avenida Paulista

Manifestantes ocupam a Avenida Paulista na tarde deste domingo (4) em protesto contra o governo Michel Temer. A concentração começou por volta das 15h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). A manifestação pede a convocação de novas eleições presidenciais.

Segundo a organização, 100 mil pessoas participavam do ato às 17h (a PM não divulgou números). Imagens aéreas mostram que o trecho em frente ao Masp e adjacências está lotado. Os demais quarteirões da avenida estão com público esparso.

Convocado pelas redes sociais, a manifestação é organizada pela Frente Brasil Popular – formada por movimentos como Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – e pelo grupo Povo Sem Medo, que reúne mais de 30 movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Segundo a organização, o ato seguirá pela Paulista, descerá a Rebouças, entrará na Faria Lima e terminará no Largo da Batata.

Sob vaias, policiais do Choque se posicionaram em frente ao Fórum Ministro Pedro Lessa por volta de 16h. Em seguida, um manifestante atirou uma lata de cerveja em direção aos policiais, que levantaram os escudos.

Protestos em São PauloProtestos em São PauloFoto: Fabio Tito/G1

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou na quinta-feira (1º), que não iria permitir manifestações na Avenida Paulista neste domingo. A medida havia sido adotada em reunião com os comandos das polícias Civil e Militar. A justificativa para a proibição era a passagem da tocha paralímpica dos Jogos Rio-2016 na Avenida Paulista neste domingo.

Após isso, os grupos Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo divulgaram uma nota sobre a decisão da SSP. “Não é de nosso interesse prejudicar a passagem da tocha paraolímpica”, diz o texto. Com isso, os organizadores mudaram o horário do começo do protesto, que estava marcado para 14h, para 16h30.

Após reunião com a Prefeitura de São Paulo, a SSP liberou a realização do protesto contra o governo de Michel Temer neste domingo. "A SSP esclarece que, no horário acordado, o evento de passagem da tocha paralímpica, cerimônia oficial da Rio 2016, já terá sido encerrado", afirmou a pasta em comunicado.

Série de protestos

A região central de São paulo foi palco de protestos contra o governo Temer na última semana. Na segunda-feira (29), os protestos foram na região da Avenida Paulista, onde a Polícia Militar jogou bombas para dispersar manifestantes. Na terça-feira (30),  manifestantes bloquearam estradas e vias importantes de São Paulo pela manhã. À noite, outra manifestação na Paulista foi encerrada com a polícia fazendo usa de bombas de gás lacrimogêneo.

Nesta quarta-feira (31), após o Senado votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, a Paulista foi palco de duas manifestações, uma a favor do presidente Michel Temer, e o outro contra a sua posse. Os manifestantes bloquearam avenida e colocaram fogo em papeis e lixo na caminhada em direção ao Centro. Uma viatura da polícia também foi atacada. Houve ataques a agências bancárias. A Tropa de Choque foi acionada para dispersar a manifestação. Uma jovem foi atingida no olho e disse ter perdido a visão.

Na quinta-feira (1º), em mais uma manifestação no Centro de São Paulo, a Polícia Militar usou bombas depois que um grupo de manifestantes passou a jogar paus e pedras. Na sexta-feira (2),quinto dia consecutivo de protestos, os manifestantes se reuniram no Largo da Batata. Oito pessoas foram detidas, sendo quatro adolescentes.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: