Ciência & Tecnologia

Projetos expostos na PiauíTec 2016 impressionam visitantes

O evento encerra nesta quinta-feira (20).

Quinta - 20/10/2016 às 18:10



Foto: Divulgação CCOM
CCOM

Na segunda noite da feira científica PiauíTec 2016, os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre as pesquisas científicas, desenvolvidas em laboratórios, que resultam em projetos que visam ampliar a produção industrial no país e/ou melhorar a qualidade de vida da população.

Entre os trabalhos apresentados, estava o protótipo de uma direção automotiva. O modelo simula a realidade de forma virtual e foi desenvolvido para ser trabalhado com pessoas que têm medo de dirigir. A proposta é eliminar a fobia pelo método 3D.

A estudante Maria Júlia, que visitou a feira, aprovou o modelo. “Achei muito interessante, pois, por meio do visor, temos uma noção da realidade. Vemos todo o painel do carro, as ruas e os pedais das marchas. É como se realmente estivéssemos dirigindo”, disse Maria Júlia.

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)  trabalhado este ano foi “A Ciência alimenta o Brasil”, por isso, os visitantes do segundo dia da PiauíTec puderam participar ainda de oficinas relativas ao tema e palestras sobre os seguintes assuntos: Cenários e desafios da Segurança Alimentar Nutricional no Piauí, Economia criativa e indústria do conhecimento, O Surgimento das Novas Modalidades de Engenharia e o Mercado de Trabalho no Piauí, Tecnologia e Inovação: a produção de alimentos no Brasil.

O evento, que será finalizado nesta quinta-feira (20), disponibilizará ainda uma extensa programação ao público com apresentação de trabalhos, projetos expostos e novas palestras a serem ministradas por profissionais de diferentes formações. Entre os assuntos programados para hoje estão: A Produtividade na Indústria de Alimentos, Sobram ideologias e faltam alimentos, Inovação e Criatividade, entre outros.

A PiauíTec tem a proposta de difundir a Ciência no estado, estimulando empresas e estudantes de escolas e faculdades a desenvolverem projetos na área da robótica, física, química e engenharia. A mobilização é organizada pela Superintendência de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e conta como apoio da Fapepi, Sest /Senat, Instituto Evaldo Lodi – IEL, Sebrae, Seduc, Senai, Ceupi, Uespi, UFPI, Uninovafapi, Estácio/Ceut, IFPI e Faculdade Maurício de Nassau.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: