Cidade

Projeto voltado para saúde do idoso é destaque em evento nacional

"Caindo de Maduro Só Fruta" será apresentado no dia 13 de dezembro, em Brasília

Segunda - 05/12/2016 às 19:12



Foto: Ascom idoso é destaque em evento nacional
idoso é destaque em evento nacional

A Unidade Básica de Saúde do Poty Velho, na zona Norte, será destaque durante evento do Ministério da Saúde e o Icict/Fiocruz no próximo dia 13 de dezembro, quando apresentarão o projeto “Caindo de Maduro Só Fruta” em Brasília, durante a quarta edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

A gestão da Unidade Básica de Saúde inscreveu o projeto em agosto. Um comitê composto por gestores, pesquisadores e controle social, além de representantes de diversas instituições ligadas à área de saúde do idoso e envelhecimento em todo o Brasil avaliaram o “Caindo de Maduro Só Fruta”. “Nosso projeto faz parte das 14 experiências que foram escolhidas pela Fiocruz. Próxima semana o projeto será apresentado na Mostra de Experiências Exitosas no cuidado com o idoso. Estamos muito felizes. Nossas equipes se empenham bastante para cuidar dessas pessoas que merecem muito da nossa atenção”, afirma Nancy Loiola, enfermeira da UBS do Poty Velho.

Segundo o Caderno de Atenção Básica – Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, é função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Se considerarmos saúde de forma ampliada torna-se necessária alguma mudança no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável para população idosa.

O projeto “Caindo de Maduro Só Fruta”, das Equipes de Saúde da Família da UBS do Poty Velho, visa trabalhar a independência da pessoa idosa. “Através de exercícios funcionais, de memória e da dança trabalhamos a lateralidade, a postura, a marcha e o equilíbrio, isso tudo para que o idoso caia menos, tenha maior interação social, melhore a mente e tenha mais disposição e independência em suas atividades cotidianas”, explica Nancy Loiola.

Em média, 25 idosos fazem parte do projeto. Carlota Carvalho de Araújo, 71 anos, participa das atividades voltadas ao público da terceira idade da UBS do Poty Velho há mais de um ano. “Antes eu não subia escada sozinha, não armava uma rede ou estendia roupas no varal, agora consigo fazer tudo isso. Depois de começar a participar do grupo e fazer as atividades físicas tudo melhorou. É muito bom. Aqui é animado”, diz ela.

  

A Unidade de Saúde desenvolve diversas atividades voltadas às pessoas com idade acima dos 60 anos. Dentro do projeto tem o Grupo de Exercícios Funcionais, o de Memória Ativa e o Grupo de Dança. “Às terças e quintas, no turno da tarde, oportunizamos aos idosos exercícios de equilíbrio, fortificação muscular das pernas e braços, para que eles mantenham as funcionalidades rotineiras. Temos também um grupo de dança às terças e quintas pela manhã, além de sempre estarmos também realizando oficinas temáticas com os idosos. Já trouxemos temas como direito do idoso, alimentação saudável e prevenção ao suicídio”, expõe Nancy Loiola.

Rodrigo Santos do Monte é educador físico e atua voluntariamente encabeçando a atividade funcional voltadas aos idosos que participam das atividades no Poty Velho. O profissional começou a participar das atividades da UBS ainda em 2014, quando era estudante do curso de Educação Física.

“Me envolvi muito com essas pessoas. Gosto de estar aqui. Ao me formar fui convidado pela equipe de enfermagem da Estratégia Saúde da Família para tocar o projeto. A gente observa que nas Unidades Básicas de Saúde as pessoas se preocupam muito com dança para idosos, mas eu queria fazer algo um pouco diferente. Pensei, então, em uma atividade mais funcional, justamente para melhorar as atividades do dia a dia dessas pessoas. Proporcionar mais força, coordenação motora, equilíbrio e mais interação grupal. Nós utilizamos material de baixo custo para desenvolver nossas atividades com eles, como as próprias cadeiras da unidade, que são apoio em exercícios, assim como bolas, bambolê, faixas elásticas e bastão”, fala o professor entusiasmado.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: