Projeto Terra de Gigantes chega nas escolas públicas do estado

públicas escolas chega projeto


Com o objetivo de estimular a alimentação saudável e o contato com a natureza, o Deputado Federal Nazareno Fonteles reuniu na última sexta-feira, 19,na sede da EMBRAPA-PI, técnicos, prefeitos e representantes da UESPI para a apresentação do Projeto Terra de Gigantes. O projeto visa instalar hortas em escolas da rede pública de ensino do estado e capacitar técnicos na produção de hortaliças.



O projeto Terra de Gigantes foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar apresentada pelo Deputado Nazareno Fonteles, que destina R$ 500 mil ao projeto, que conta com o apoio da EMBRAPA.



A preocupação de Nazareno é que esse projeto fique a principio, na Grande Teresina. “ Fico entusiasmado que o Piauí tenha sido escolhido para ser implantado o projeto. Como é um projeto é novo em nosso estado e o recurso da emenda foi pouco, o ‘Terra de Gigantes’ será instalado aqui próximo de Teresina. Além disso, facilita na fiscalização, pois são cidades próximas.”, conta o parlamentar.



De acordo com o chefe geral da EMBRAPA Hortaliças, Celson Moretti, o projeto além da instalação das hortas nas escolas, estão previstas capacitações e suportes técnicos para os responsáveis pela produção das hortaliças nas unidades escolares. “Nas escolas terão palestras, cartilhas, jogos e estimularemos a participação na produção de hortaliças, tendo assim, um contato maior com o alimento. Além disso, as hortas nas escolas servirão como ambiente de estudo para ciências, português, meio ambiente e matemática”, explica Celson.



As hortaliças plantadas nas escolas serão utilizadas na merenda escolar. Para isso, cada merendeira vai aprender receitas e melhores formas para aproveitar a hortaliça. O livro de receitas “50 hortaliças: como comprar, conservar e consumir hortaliças”, auxiliará nesta capacitação.



Além das hortas, o projeto prevê a instalação de Mini-bibliotecas da EMBRAPA nas unidades escolares do estado. Estas bibliotecas contarão com DVDs, CDs e livros com informações tecnológicas geradas pela EBRAPA e seus parceiros.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: