Projeto Piauí Praia Acessível realizou mais de 3 mil atendimentos

O projeto proporciona para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida momentos de lazer na praia


Piauí praia acessível

Piauí praia acessível Foto: Ascom Seid

O litoral piauiense é repleto de belas praias. A de Atalaia, por exemplo, além da beleza conta com um projeto de turismo acessível e pioneiro no país: o Piauí Praia Acessível. O projeto proporciona para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida momentos de lazer na praia, com um banho de mar com segurança, dignidade e autonomia.

A ação é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Faculdade Maurício de Nassau. O Piauí Praia Acessível, desde a sua inauguração em julho de 2016, já realizou mais de três mil atendimentos. Muitos deles para pessoas com deficiência que tiveram a oportunidade de tomar um banho de mar com toda acessibilidade. Turistas de outras cidades como São Paulo e Brasília, também têm procurado o serviço.

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o projeto é um dos mais importantes que a Seid já desenvolveu. “Todas as pessoas têm direito ao lazer, a momentos de alegria e diversão. O Piauí Praia Acessível foi pensado e executado para promover a inclusão. Para uma pessoa dita normal, por exemplo, ir à praia e tomar um banho de mar é mais fácil. Mas para uma pessoa com deficiência não. Esse projeto torna possível o acesso ao mar com toda segurança e dignidade. E a procura por esse serviço cresce cada vez mais entre os piauenses e turistas de outros estados”, destaca o gestor.

Estrutura

O local possui uma rampa de acesso ao mar com 70 metros, banheiros adaptados e um espaço para guardar objetos. Para o banho de mar assistido são disponibilizadas cadeiras de rodas “anfíbias”, que são produzidas em material mais leve e resistente à maresia e à água salgada do mar.

Como ter acesso ao Projeto?

Os serviços do Piauí Praia Acessível são oferecidos nos períodos de alta temporada, eventualmente em feriados prolongados e por agendamento em qualquer período para grupos de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os interessados em agendar devem entrar em contato com a coordenação do projeto por meio dos telefones (86) 3222-3408/ (86) 99414-5805 ou por email agendapiauipraiaacessivel@gmail.com. Nesse mês de férias, o projeto funcionará diariamente a partir das 8 horas.  As pessoas com deficiência que quiserem usufruir do serviço devem se dirigir à sede do projeto, localizada na orla da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia, com documento de identificação com foto e CPF e solicitar as cadeiras.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: