Projeto leva cultura de paz para 800 estudantes no Mocambinho

Difundir a Cultura de Paz nas escolas como forma de enfrentamento à violência é um dos principais objetivos desse projeto


Projeto Cultura de Paz

Projeto Cultura de Paz Foto: R2

Cerca de 800 estudantes da Escola Municipal do Mocambinho receberam, nesta segunda (9), informações sobre a Cultura de Paz, através do projeto “Queremos Paz”- que é uma iniciativa do Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC).

Difundir a Cultura de Paz nas escolas como forma de enfrentamento à violência é um dos principais objetivos desse projeto. A promotora de Justiça e coordenadora do Caodec, Flávia Gomes, levou para o público esclarecimentos sobre os princípios e pilares da Cultura de Paz, bullying, prevenção às drogas (lícitas e ilícitas), cidadania, sexualidade, dignidade da vida, entre outros temas pertinentes a situações vivenciadas no cotidiano dos alunos.

Flávia Gomes destaca a importância de trabalhar em rede. “A temática violência nas escolas e todos os temas com essa dimensão devem ser trabalhados articulando redes. Isso significa que ninguém e nenhuma organização é suficiente para responder e implementar ações totalmente resolutivas em seu próprio âmbito de atuação. Cada instituição ou pessoa em seu raio de ação tem algo a fazer, a propor e, especialmente, a contribuir para melhor compreensão do fenômeno e para proteção das nossas crianças e dos adolescentes”, pontua a promotora de Justiça.

A Cultura de Paz, na avaliação de Diógenes Meireles, diretor da escola, é construída e reforçada nos detalhes. “Os alunos chegaram à escola e encontraram um ambiente mais alegre. Espalhamos cartazes com frases reflexivas sobre os eixos temáticos do projeto e desenvolvemos dinâmicas para facilitar a implantação do que planejamos para essa escola. Estamos motivados e cheios de ideias para o desenvolvimento do projeto”, finaliza o gestor.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: