Geral

Projeto fixa datas diferentes para eleição do Executivo e o Legislativ

câmara datas eleições excutivo legislativo

Quarta - 04/03/2015 às 00:03



 A Câmara dos Deputados analisa proposta que unifica as eleições para todos os níveis, mas prevê datas diferentes para as eleições para os cargos do Executivo e do Legislativo. Apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o Projeto de Lei (PL) 259/15 prevê que a eleição para vereador, deputado estadual e federal será no primeiro domingo de outubro do ano eleitoral. E a de prefeito, governador e presidente da República no segundo domingo.
O parlamentar explica que a mudança facilitaria o debate. "Se eles são eleitos no mesmo dia e assumem em dias diferentes porque então não são eleitos em dias diferentes e separar o debate?”, pergunta.

Tramitação
O projeto é a reedição de uma proposta apresentada anteriormente pelo ex-deputado Enio Bacci, também do PDT. O projeto foi arquivado no final do ano passado, como previsto no Regimento Interno da Câmara dos Deputados, mas continua atual, segundo Pompeo de Mattos.

“Separar as eleições para o Executivo e o Legislativo facilitam o entendimento dos eleitores, já que diminui a quantidade de cargos que o cidadão precisa escolher de cada vez”, argumentou o deputado.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania antes de ser votada no Plenário.

Fonte: agcamara

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: