Geral

Projeto do MP promove reeducação de homens que cometeram violência contra a mulher

O projeto Reeducar é resultado da parceria entre a 10ª Promotoria de Justiça

Terça - 28/03/2017 às 20:03



Foto: Ascom Reeducação de homens que cometeram violência contra a mulher
Reeducação de homens que cometeram violência contra a mulher

Um grupo de homens que está cumprindo medida protetiva, ou medida cautelar diversa da prisão, do 7º módulo, do projeto “Reeducar: o homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, realizado na sede do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI).

O projeto Reeducar é resultado da parceria entre a 10ª Promotoria de Justiça, órgão de execução do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) MP-PI, Tribunal de Justiça do Piauí, Defensoria Pública do Estado do Piauí e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. A iniciativa tem nove módulos e objetiva promover a reeducação de homens envolvidos em situação de violência a fim de evitar a reincidência no crime. A ação também é uma imposição judicial.

Nesse encontro, foi abordado o tema "A Lei Maria da Penha e a violência contra a Mulher", com mediação da promotora titular da 10ª Promotoria de Justiça, Amparo Paz, e Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência e defensora pública.

Amparo Sousa Paz, promotora titular da 10ª Promotoria de Justiça, lembra que a lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha, não funciona somente na punição, mas também na prevenção, como dispõe seu artigo 35, inciso V, ao tratar sobre a criação de centros de educação e de reabilitação para os autores da violência.

Ela destaca, ainda, a eficiência das reflexões realizadas durante o projeto Reeducar. “São notórias a evolução e mudança de comportamento dos participantes, que interagem cada vez mais com o decorrer dos módulos", destaca Amparo Paz.

José Orlando é comerciário e está cumprindo medida protetiva. "Ter a oportunidade de trocar experiências, refletir sobre conflitos e situações de violência e aprender como melhorar nossas relações interpessoais têm sido muito importante para mim”, diz José Orlando.

A coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência e defensora pública, Lia Medeiros do Carmo Ivo, conversou com os participantes sobre a importância do cumprimento das medidas protetivas.

Também participaram desse momento, a psicóloga Cynara Veras, que é servidora do NUPEVID, e Joana Darc, assistente social da Secretaria Municipal de Políticas Pública para Mulheres.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: