Educação

Projeto Desperdício Zero conscientiza alunos sobre alimentação escolar que vai para o lixo

Escola Municipal Eurípides de Aguiar foi a primeira escola a receber o projeto

Sexta - 12/05/2017 às 15:05



Foto: Prefeitura de Teresina Projeto Desperdício Zero
Projeto Desperdício Zero

Um levantamento da Secretaria Municipal de Educação (Semec) revelou que grande parte da alimentação escolar distribuída nas unidades de ensino da Rede Municipal é desperdiçada pelos alunos. Como estratégia para coibir a prática, que traz prejuízos para a escola pública, a equipe de Nutrição da Semec está desenvolvendo o Projeto Desperdício Zero.

Através de palestras impactantes, os alunos são envolvidos em um processo de sensibilização para que sejam responsáveis pela quantidade de comida colocada no prato. O diálogo começou pela Escola Municipal Eurípides de Aguiar, uma das maiores e mais tradicionais unidades de ensino da capital. Só nesta escola são desperdiçados cerca de 15 kg de alimentos por dia.

A nutricionista Lúcia Maranhão vem acompanhando a rotina dos 600 alunos da Eurípides de Aguiar no horário das refeições e realizando a pesagem das sobras dos pratos, avaliando a quantidade deixada para trás. “É uma espécie de costume, ninguém liga para o resto de alimento que deixa, mas isso faz muita diferença para quem precisa. São quilos e quilos jogados no lixo todos os dias. Nosso objetivo é mostrar que cada um é responsável pelo que está consumindo ou desperdiçando”, explica Lúcia.

Durante as palestras são exibidos vídeos reais de famílias em situação de fome extrema. A nutricionista também mostra no telão imagens capturadas durante as refeições na própria escola, a fim de revelar na prática os prejuízos dessa atitude. “Esperamos reduzir bastante esse desperdício, os alunos estão entendendo a mensagem”, afirma a nutricionista.

Para a pedagoga da escola, Socorro Rodrigues, a ação é necessária e urgente. “Funcionamos em jornada de tempo integral, os alunos fazem todas as refeições na escola e tudo é pensando para garantir a melhor alimentação possível, não faz sentido jogar comida fora quando muitos alunos não têm essa comida em casa”, destaca. Nas próximas semanas a equipe deve repetir a pesagem das sobras para avaliar os resultados do diálogo.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: