Cidade

Projeto de revitalização do Mercado do Peixe é finalizado

Espaço passará por mudanças que promoverão melhores condições aos permissionários e fregueses

Terça - 17/07/2018 às 13:07



Foto: TV Verdes Campos Sat Mercado do Peixe
Mercado do Peixe

Após um trabalho de diagnóstico da atual situação do Mercado do Peixe, o mais tradicional ponto de pescado da cidade, o projeto que norteará sua reforma foi concluído e entregue pelos alunos da faculdade Uninovafapi para a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste. A parceria pretende proporcionar a revitalização do mercado, reorganização dos setores e mais funcionalidade para que permissionários e clientes possam circular de forma agradável.


O projeto prevê a reforma da casa de lixo, regularização do cadastro dos comerciantes e feirantes, normalização das ligações elétricas, execução da limpeza geral e remoção dos baús velhos e sucatas no local. Também serão reformados dois galpões (varejo e lanchonete), além da readequação do setor de hortifruti, o que aprimorará a funcionalidade do mercado como um todo. Serão criados ainda uma guarita de acesso ao mercado e novos estacionamentos.


A parceria envolve a SDU Leste, faculdade Uninovafapi e a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação. A coordenadora do escritório modelo da faculdade, Aracelly Magalhães, e a estudante de arquitetura e urbanismo Carolina de Paulo Abreu, fizeram a entrega do projeto nesta segunda-feira (16).


“Após levantamento de todos os espaços, principalmente a área do varejo e atacado, incluímos no projeto uma guarita, estacionamento, uma cerca e portões, bem como a reforma de todos os boxes, áreas para conservação dos peixes, banheiros, passeios de acessos, reorganização dos setores, área de vivência, e entre outros. Pensamos também em corredores especiais, com a finalidade de melhorar a mobilidade dos fregueses e permissionários”, explicou a arquiteta e coordenadora, Aracelly Magalhães.


Segundo o superintendente da SDU Leste, João Pádua, "o projeto alcançou as expectativas, principalmente pela preocupação em atender os permissionários e os clientes". Já apresentei a versão final do projeto ao prefeito Firmino Filho e, agora, vamos buscar os recursos necessários para iniciar a obra”, ressaltou.

Para o gerente de Serviços Urbanos da SDU, Renato Lopes, a parceria é de extrema importância para a realização e efetivação do projeto. “Estamos satisfeitos com tudo o que foi apresentado, com destaque para a reforma da casa de lixo e a retirada de entulhos do mercado. A limpeza é um dos fatores primordiais para o funcionamento do mercado, sobretudo da preservação da limpeza, por meio da consciência dos permissionários. Tudo isso só foi e está sendo possível com a soma de esforços de todos os envolvidos”, disse.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: