Ciência & Tecnologia

Projeto de expansão da internet no Sul do Piauí é entregue ao Ministro

Piauí Conectado ATI backbone

Sexta, 19/02/2016 às 19:02



Foto: Valcian Calixto Diretoria da ATI com o ministro Celso Pansera
Diretoria da ATI com o ministro Celso Pansera
Durante almoço na tarde desta sexta-feira (19), o diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação - ATI, Avelyno Medeiros, entregou ao ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, projeto para construção de backbone em fibra ótica visando atender a região Sul do Estado do Piauí.



“O backbone é um esquema de ligações que através da fibra ótica vai possibilitar a expansão da internet para os municípios do interior, formando uma rede de dados com tecnologia moderna”, explica Medeiros. O encontro aconteceu em função da participação de Celso Pansera durante a Ação Nacional na Educação de Mobilização e Combate ao mosquito Aedes Aegypti nas escolas públicas em Teresina.



A ATI através do Piauí Conectado, projeto que tem por objetivo universalizar a inclusão digital no estado, tem dado passos importantes no sentido de levar internet gratuita aos municípios piauienses. Em Teresina duas praças já receberam pontos de wifi livre, mais oito praças também irão receber, contemplando assim todas as regiões da capital. Brevemente a Agência de Tecnologia irá inaugurar no município de Curralinhos ponto de internet através de banda larga, reativando o telecentro da comunidade bem como seu laboratório de informática, biblioteca e rádio comunitária.



Com o diretor e o ministro participaram da reunião a vice-governadora Margarete Coelho, a senadora Regina Sousa, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes e o diretor de Gestão Estratégica da ATI, Nataniel do Vale.

Fonte: Valcian Calixto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: