Cidade

Programação de serviços urbanos mantém zona Leste limpa

Frentes de trabalho são distribuídas por regiões. Equipes também cuidam das árvores

Terça - 06/12/2016 às 16:12



Foto: ASCOM Limpeza da cidade
Limpeza da cidade

Para manter a cidade limpa, cerca de 120 homens realizam serviços de limpeza em ruas e avenidas da zona Leste durante toda a semana. A limpeza dos bairros é feita através de capina, varrição e transbordo, além da parceria com carroceiros, que também ajudam no trabalho da retirada do lixo. Por outro lado, a colaboração da população é fator importante para evitar o acúmulo ou descarte irregular. 

Conforme Francisco Canindé, superintendente de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), os serviços de limpeza têm sido um ponto importante da gestão municipal. “Atualmente, a cidade de Teresina tem uma área coberta por cerca de 90% dos serviços de coleta domiciliar, por isso não justifica que a população deixe de fazer o correto acondicionamento do lixo. Ou seja, a Prefeitura precisa também da colaboração da população para evitarmos maiores transtornos”, disse.

Nesse sentido, a gerência de limpeza destina frentes de trabalho para realizarem a manutenção de viveiros, serviços de poda de árvores e também o transplantio em alguns pontos considerados áreas verdes, tais como a Praça Manuel Belizário, Área Verde da Morada do Sol, Complexo da Ponte Estaiada, Floresta Fóssil e rotatória do Teresina Shopping, entre outros.

Domingo Nonato, 56 anos, presta serviços para a Prefeitura há 34. Ele é responsável por aguar o canteiro de uma praça localizada na zona Leste. Para ele o trabalho, que foi o primeiro e único até agora, é muito importante para a cidade, mas a população parece não reconhecer. “Além de aguar as plantas, às vezes eu também faço a limpeza da praça, mas não adianta eu limpar e população ir lá e sujar. Para mim é a mesma coisa que estar jogando dinheiro fora e não respeitar sua cidade”, contou o trabalhador.   

De acordo com Marcos Almeida, gerente de limpeza, a programação é regular e a limpeza é feita em todos os bairros. Posteriormente, retorna-se aos pontos com prazo de três meses para executar novamente a limpeza. “Solicitamos também o apoio da população no sentindo de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e também em evitar despejar materiais em praças, no meio de ruas e avenidas. A comunidade pode nos ajudar com informações ou denúncias sobre descarte incorreto de lixo domiciliar pelo número (086) 3215- 7875”, explicou o gerente.

Para Omerinda Neves, moradora da região da Pedra Mole, o serviço de agoação na praça principal do bairro, por exemplo, é executado todos os dias. “Tem um rapaz que trabalha de segunda à sexta nessa praça, ele joga água nas plantas e faz a limpeza também de algumas folhas. Ele cuida com zelo e dedicação. Esse mesmo rapaz também vai agoar as plantas da quadra”, declarou a moradora.  

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: