Geral

Programa de Controle da Qualidade da Água é discutido pela Sesapi

Distrito Federal Consumo Água Controle Programa

Quarta - 31/07/2013 às 01:07



Foto: Reprodução Estação de Tratamento
Estação de Tratamento
A universalização do serviço de abastecimento de água é uma das grandes metas para os países em desenvolvimento, por ser o acesso à água, em quantidade e qualidade, essencial para reduzir os riscos à saúde pública. Reconhecendo a necessidade de avançar nesse tema, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Vigilância Ambiental realiza, a partir desta quarta-feira (31), capacitação para profissionais de diversos órgãos e entidades ligados ao tema, dentre eles, os órgãos de meio ambiente e Agespisa.

O curso se estende até a próxima quinta-feira (1º) e será ministrado por técnicos do Ministério da Saúde, sendo que as atividades serão dividas em dois momentos. A primeira reunião interna acontece às 8h no Anexo do Hospital Natan Portela. Após discutirem o cronograma de debates e de visitas, a equipe da Sesapi e os técnicos do Ministério da Saúde seguem para o Laboratório Central do Piaui (Lacen) e logo depois para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Todas as atividades serão organizadas pela Coordenação de Vigilância Ambiental. De acordo com o coordenador da capacitação, Inácio Lima, faz-se necessária a adoção de estratégias de gestão que incluam a implementação dos padrões e procedimentos recomendados pelo Governo Federal, principalmente àquelas ligadas ao controle da qualidade da água para consumo humano.

“Serão dois dias de intensas discussões a respeito de novas estratégias que devem ser adotadas pela Agespisa e pelos órgãos públicos, a fim de termos um controle melhor da água que bebemos. Iremos aprender novas técnicas, qual o tipo de equipamento que estão usando e quais as formas de controle que estão sendo implantadas nos municípios para a conquista de uma água mais pura”, explica Inácio Lima.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Programa Nacional de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (PNCQA) é fomentar e apoiar tecnicamente os estados, Distrito Federal e municípios no desenvolvimento de ações, planos e políticas para as ações de controle da qualidade da água para consumo humano. O objetivo do programa é garantir que a água produzida e distribuída tenha o padrão de qualidade compatível ao estabelecido na legislação vigente, visando à promoção da saúde e a melhoria do bem-estar das populações atendidas.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: