Geral

Programa da Codevasf fortalece produção familiar de caju no Piauí

codevasf ações caju Piauí

Sexta - 16/05/2014 às 17:05



As chuvas que caíram no Piauí no começo deste ano trouxeram esperança de uma boa colheita para o cajucultor Reinaldo da Rocha Ferreira. Morador do município de Santo Antônio de Lisboa - conhecido como a capital do caju -, ele já atua no segmento há dez anos e possui uma área de plantio de aproximadamente 7 hectares. Quando o “inverno” é generoso, o produtor colhe os “frutos”, que são vendidos, principalmente, para agroindústrias da região, mas já chegaram a ser comercializados para mercados de cidades como Natal (RN) e Maceió (AL). “Nos últimos dois anos, o inverno foi fraco, e a produção também. Mas com as chuvas neste ano, a gente já está com a safra garantida”, comemora o produtor, casado e pai de dois filhos.

Reinaldo da Rocha é um dos produtores familiares beneficiados pelo Programa de Fortalecimento da Cajucultura no Piauí, que é executado pela Codevasf desde 2003 e envolve ações como cadastro e seleção de produtores; fornecimento de mudas destinadas à reposição e implantação de novas áreas; estruturação agroindustrial da cadeia por meio da construção de unidades de conservação e beneficiamento do pseudofruto.

No final de 2012, recursos da ordem de R$ 4 milhões, oriundos de destaque orçamentário da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), foram destinados ao programa. Por meio de contrato com a Associação Piauiense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apsem), a Codevasf realizará, até 2015, a distribuição de 1,2 milhão de mudas de cajueiro anão precoce.

Na primeira fase, foram entregues 275 mil mudas. Com a escassez de chuvas, o contrato com a Apsem foi interrompido temporariamente em maio de 2013 – tendo em vista que o plantio de cajueiros nessas circunstâncias não permite resultados satisfatórios – e retomado em março deste ano. Nesses últimos dois meses, já foram entregues cerca de 620 mil mudas aos produtores, totalizando quase 900 mil unidades entregues, o que corresponde a quase 75% da meta prevista.
Cerca de 1.200 cajucultores estão sendo beneficiados hoje com a iniciativa, que está direcionada ao semiárido piauiense, especificamente à microrregião de Picos, onde se encontra a maior área plantada no estado. “Esse programa foi muito bom, porque a gente aqui sobrevive do caju. Se fôssemos comprar essa muda, sairia muito caro para o produtor. A distribuição pelo governo foi um estímulo muito importante pra nossa região”, afirma o cajucultor Reinaldo da Rocha.

O superintendente da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra, ressalta a importância do programa. “A microrregião de Picos é uma excelente área de desenvolvimento da cajucultura, e consequentemente essa ação da Codevasf contribui para que o homem permaneça no campo, tenha uma renda, evitando, assim, o êxodo rural. Em virtude desse trabalho, nós já temos conhecimento de 12 grandes agroindústrias que se instalaram na região e trabalham com processamento do pseudofruto (suco e polpa), o que gera 1 mil empregos diretos e 6 mil indiretos”.

Segundo o presidente da Apsem, Ranilson Bezerra, antes da distribuição das mudas é feita a seleção e o cadastro dos produtores a serem beneficiados, os quais devem atender a alguns critérios estipulados e validados pela equipe técnica da Codevasf: ser agricultores familiares, residentes na zona rural dos municípios atendidos, bem como ter aptidão para exploração da cajucultura com apresentação da DAP (Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf). “Cada produtor selecionado recebe, no máximo, 400 mudas de caju anão precoce enxertado, devendo apresentar, por ocasião do cadastro, a disponibilidade de área para plantio”, esclarece.

Fonte: codevasf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: