Educação

Programa Cidade Olímpica Educacional ganha turma de ciências e alunos serão preparados para competição nacional

Ideia surgiu a partir do surpreendente desempenho dos alunos teresinenses na primeira edição da Olimpíada Nacional de Ciências

Quinta - 19/01/2017 às 16:01



Foto: Prefeitura de Teresina Programa Cidade Olímpica Educacional
Programa Cidade Olímpica Educacional

Compreender o mundo, suas transformações e os indivíduos que integram o universo é o novo desafio dos alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional, que passa a contar com a disciplina de ciências em 2017. O programa da Prefeitura de Teresina, que auxilia no estudo de disciplinas específicas aos sábados e impulsiona a participação de estudantes da Rede Municipal em olimpíadas de conhecimento, agora aposta na formação de novos cientistas.
 
A ideia surgiu a partir do surpreendente desempenho dos alunos teresinenses na primeira edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), no ano passado. Mesmo sem conhecimento específico da área, jovens do Cidade Olímpica participaram da competição e conquistaram duas medalhas, de prata e bronze, além de 15 menções honrosas. No Piauí, além da Rede Municipal, somente uma escola particular conseguiu o feito de alunos medalhistas na nova olimpíada.
 
“Participamos de forma pouco articulada, já que os alunos estudam outras disciplinas e a competição ainda estava na sua primeira versão, com alto nível. Ainda assim foi um desempenho espetacular, ficamos com duas das seis medalhas do Piauí, destaca a coordenadora do Programa Cidade Olímpica, Valdete Silva. Segundo ela, o bom resultado instigou a implementação da nova disciplina. “Diante desse desafio, o secretário Kleber Montezuma autorizou a criação de uma turma de ciências para preparar alunos nessa área”, anunciou.
 
A nova turma de ciências já inicia o ano letivo com a missão de superar os ganhos da 1ª ONC. Com estudo direcionado, os alunos devem encarar a segunda edição da olimpíada, este ano, com mais chances de medalhas. “As expectativas no estudo da ciência são as melhores possíveis, porque é uma área prazerosa de trabalhar, as crianças adoram biologia, química física, tem essa interdisciplinaridade interessante”, avalia Valdete. Para ela, Teresina será destaque na Olimpíada Nacional de Ciências 2017.” Este ano participaremos para valer, porque já temos um parâmetro do que é explorado e como avaliam, vamos mais preparados”, diz.
 
Mais matemática também
 
Outra novidade do Cidade Olímpica para 2017 é a criação de uma turma de Matemática com alunos sendo preparados para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), onde participarão do Nível I. O programa é direcionado para alunos de 8º e 9º ano, mas este ano passa a contar com a turma especial de 6º e 7º ano, expandindo o atendimento a alunos acima da média em matemática.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: