Programa capacitará jovens para montarem seu próprio negócio

Estão sendo ofertadas inicialmente 25 vagas para que jovens de 18 a 29 anos que vivem nos 13 bairros atendidos pelo programa Vila Bairro Segurança


O programa Inova Jovem, gerenciado pela Secretaria Municipal da Juventude, está com inscrições abertas para sua primeira turma até o dia 04 de junho. Estão sendo ofertadas inicialmente 25 vagas para que jovens de 18 a 29 anos que vivem nos 13 bairros atendidos pelo programa Vila Bairro Segurança possam receber aulas sobre empreendedorismo e serem capacitados para tocarem os próprios negócios. Posteriormente, a Semjuv abrirá novas turmas.

O Inova Jovem, lançado na última segunda-feira (31) pelo secretário nacional da Juventude, Assis Filho, pelo prefeito Firmino Filho e pelo secretário municipal da Juventude, Zé Filho, tem como principal finalidade levar a cultura empreendedora para jovens que residem em comunidades em áreas com altos índices de violência em todo país. 

Em Teresina, o secretário Zé Filho afirma que a Semjuv optou por atuar na região do Vila Bairro Segurança por conta do mapeamento que já existe nessa área nas várias ações em que o projeto é desenvolvido. "Sabe-se da alta incidência de vulnerabilidade em que os jovens estão inseridos. Por isso é tão importante levarmos o Inova Jovem como uma oportunidade para que nossa população jovem possa se desenvolver e adquirir seus próprios meios de geração de renda para si e para suas famílias", afirma. 

As matrículas para a primeira turma do Inova Jovem  com 25 alunos começaram nesta quarta-feira (02) e seguem até o dia 04/06, na sede administrativa do Parque Lagoas do Norte, das 8 às 12h e 15 às 18h. Também pode ser feita pelo site www.inovajovem.com.br. O início das aulas será dia 11/06. 

Sobre o programa

O Inova Jovem oferta curso de 30 horas em que o jovem aprende a elaborar um plano de negócios, logomarca da empresa e capacitação para tocar o empreendimento. Depois do curso, por um período de três meses, os jovens são acompanhados por consultores e poderão tirar dúvidas por telefone. Entre os principais objetivos do projeto estão promover a emancipação financeira dos jovens e suas famílias, gerar renda, reduzir a condição de vulnerabilidade, disseminar a cultura do empreendedorismo nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento da economia local.

Eles estudam o cenário econômico local e identificam que tipo de negócio, serviço ou produto pode ser explorado em sua região. A capacitação promovida pelo Inova Jovem permite ao jovem ter contato com todas as ferramentas que ele precisa para desenvolver sua ideia, fazer com que ela seja conhecida dentro de sua comunidade e para tocar o negócio. 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: