Geral

Programa Amigos do Peito promove ações de atenção à Saúde da Mulher

amigos do peito programa lança amanhã

Segunda - 03/08/2015 às 00:08



Com objetivo de identificar o câncer de mama precocemente, a Secretaria de Estado da Saúde vai colocar na estrada duas carretas que vão percorrer o Piauí com oferta de exames de mamografia e ultrassom de mama. O lançamento do Programa Amigos do Peito acontece na manhã desta segunda-feira (3), no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina.

Na oportunidade, além dos exames, “as mulheres terão acesso a palestras e materiais informativos sobre diversos aspectos da saúde, aferição de pressão, testes rápidos, bem como disponibilizaremos vacinas para este público”, disse o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas), Herlon Guimarães.

“Por ser um exame direcionado justamente às mulheres, sentimos que seria importante ter profissionais mulheres para estar à frente da realização desses exames. Além das técnicas, nossa equipe contará com um médico radiologista para emitir os laudos”, frisou secretário Francisco Costa. O público prioritário serão mulheres da faixa etária entre 50 a 69 anos.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí. A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: