Geral

Programa Amigos do Peito funcionará de forma fixa em Corrente

A população da região de Corrente, município ao sul de Teresina, será beneficiada com mais uma ação

Quarta - 13/07/2016 às 19:07



Foto: James Almeida Programa Amigos do Peito atende mulheres para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama.
Programa Amigos do Peito atende mulheres para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama.
A população da região de Corrente, município ao sul de Teresina, será beneficiada com mais uma ação da Secretaria de Estado da saúde: a implantação do Programa Amigos do Peito, no formato fixo, que vai realizar exames de mamografias no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavlacanti. O governador Wellignton Dias visita nesta quinta-feira (14), as instalações do Programa, que deve iniciar os atendimentos na sexta (15).

Em Corrente, o Hospital Regional recebeu equipamento de sistema de radiologia computadorizada CR (mamógrafo), adquirido com recursos do Governo do Estado tesouro e terá capacidade para realizar até 40 exames ao dia.

O programa Amigos do Peito já realizou, de forma itinerante, mais de 4.000 exames de mamografia, inclusive atendendo um homem. Em Corrente, quando esteve em 2015, foram realizados 471 exames, contemplando mulheres dos municípios de Cristalândia, Riacho Frio, Parnaguá e São Gonçalo.

Agora, na segunda etapa do Programa, a Secretaria está dotando os hospitais regionais com equipamentos para que a mamografia seja realizada de forma fixa nos hospitais do Estado. A primeira unidade a ser dotada com equipamentos foi o Hospital Regional de Campo Maior que passa a ter capacidade para realizar diariamente 30 procedimentos.

Mais ambulância
O município de Curimatá também será beneficiado com mais uma ação: aquisição de uma ambulância para o Hospital Regional Júlio Borges. A ambulância para simples remoção, com investimento do Governo do Estado no valor de R$142 mil, será entregue em Corrente, durante solenidade com o governador Wellington Dias.

Além do Hospital de Curimatá, os hospitais de Corrente, de São Raimundo Nonato, de Bom Jesus, de Piripiri, de Uruçuí, de Esperantina, de Oeiras, de Campo Maior e de Valença receberam cada um, uma ambulância, totalizando dez veículos.

Fonte: Governo do PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: