Saúde

Profissionais do Mais Médicos recebem homenagem do Governo do Estado

Dados revelam avanços na Saúde do Piauí: com o programa, o Estado ampliou atendimento à população e reduziu as internações hospitalares.

Terça - 25/10/2016 às 11:10



Foto: Jorge Henrique Bastos Homenagem aos 132 Médicos que atuam no Programa Mais Médicos
Homenagem aos 132 Médicos que atuam no Programa Mais Médicos

O governador Wellington Dias realizou, nesta segunda-feira (24), no Palácio de Karnak, uma homenagem aos profissionais que atuaram no Piauí através do programa Mais Médicos, que encerrou suas atividades. Criado em 2013, durante o governo Dilma Rousseff, a iniciativa conta com o apoio de estados e municípios no sentido de promover a melhoria do atendimento na Atenção Básica, focando nos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), levando esses profisisonais a regiões onde há sua necessidade ou ausência.

“Eu me recordo das dificuldades enfrentadas em vários lugares pela ausência de médicos para tender a demanda da população. A iniciativa da presidente Dilma Rousseff, que não foi de fácil aprovação no congresso nacional, veio para transformar realidades de pessoas que necessitavam de assistência à saúde. Portanto, sabemos do importante trabalho realizado pelos Mais Médicos no Piauí e assim quero agradecer e também pedir perdão para esses profissionais em nome do povo do meu estado e do povo brasileiro pelos transtornos que eles sofreram em virtudes de adversidades. Essa experiência entre brasileiros e estrangeiros nos ajuda a amadurecer muito”, disse o governador Wellington Dias.

“Quero dizer aos profissionais médicos que prestaram relevante serviço às nossas comunidades piauienses, agradecer a maneira acolhedora na lida com as pessoas e também a forma como se adequaram a realidade de cada município para prestar o melhor serviço possível. O Programa Mais Médicos conseguiu avançar muito, durante esse período de três anos, desburocratizando o atendimento de saúde e ampliando o acesso às gestantes através do pré-natal, além de reduzir de forma expressiva as internações hospitalares”, relatou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Números
Inicialmente, o Piauí recebeu 317 profissionais, sendo 282 médicos cubanos e 35 brasileiros. Em 2014, com adesão de mais municípios ao Programa, houve um aumento para 349 médicos entre estrangeiros e brasileiros, beneficiando mais de 57% da população piauiense.

Outra melhoria constatada em função da implantação do Programa se refere ao número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), onde houve um crescimento para 1.280 quando, em 2012, o Piauí contava com 1.109 equipes, o que representa um aumento de 15%.

Com o Mais Médicos, foi possível ampliar o acesso e a oferta de ações de saúde, melhorar os indicadores de internações, bem como a implantação de mais dois cursos de medicina no estado: em Parnaíba e outro em Picos. O Ministério da Saúde preconiza que seja realizada cerca de 1,5 consultas médicas básicas por habitante. Em 2012, o Piauí não chegava a 1 consulta básica por habitante, em 2016, houve um avanço alcançando 1,2 consultas. Um dos grandes avanços, que também é destaque após a chegada do Mais Médicos, foi a proporção de internações por condições sensíveis na atenção básica em crianças menores de 5 anos, que caiu de 53,7% para 44,8%, em 2015.

Dados revelam ainda que, enquanto em 2012, a média de sete ou mais consultas realizadas durante o pré-natal era atingida por 46% das pacientes, em 2016, esse número cresceu para 58%.

Além de buscar resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, o Mais Médicos também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. 

Isso porque, dentro da proposta do Programa de melhorias da atenção primária está o Requalifica UBS, que tem como objetivo criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de Unidades Básicas de Saúde, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.

De 2013 a 2016, o Piauí conseguiu aprovação para construção de mais 458 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Destas, 241 já foram concluídas e 217 estão em fase de construção. No que se refere a unidades a serem ampliadas, o Piauí tinha como meta ampliar 589 UBS em três anos, onde 71% já foram concluídas e 29% estão em fase final. Das 177 unidades em reforma, 174 já foram reformadas e três aguardam conclusão.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: